Quando o Mercado Gamer Vai Voltar ao Que Era?

Desde o começo de 2020 vimos um aumento em todos os setores, desde coisas para consumo pessoal como carnes, legumes e verduras, até produtos eletrônicos como celulares, placas de vídeo e webcam. Isso ocorreu por conta da paralisação que a Pandemia do COVID provocou, junto com outros fatores como a dificuldade e o aumento no preço da importação e a valorização do dólar frente ao real. Tudo isso, acredito que não seja novidade para muitos de vocês, mas a pergunta que fica no ar é: quando tudo irá normalizar?

Para responder essa pergunta, você precisa entender que, assim como o aumento nos itens não foi algo que aconteceu do dia pra noite, essa “normalização” também irá ocorrer gradativamente. E ainda precisamos que todos esses fatores, que causaram os aumentos, normalizem.

Então, considerando a Pandemia como a “causa zero”, não podemos esquecer que será necessário: o valor do real voltar a, pelo menos, R$ 4,00 frente ao dólar, que as fábricas consigam normalizar a sua produção, que o consumo de placas de vídeo diminua, que o preço do transporte marítimo diminua e a economia se restaure.

Qualquer um desses fatores, sozinhos, já são bem difíceis de se resolver, o que nos leva a pensar que talvez nunca iremos ter uma “normalização” dos preços ou pelo menos não tão cedo. A verdade é que é muito difícil fazermos uma previsão a respeito desse assunto porque nós nunca vimos uma situação assim, que se assemelha a um cenário pós guerra. Por conta disso, a melhor previsão que conseguimos fazer é que em pelo menos 2 anos as coisas comecem a melhorar. Mas não se esqueçam, mesmo que 1 desses fatores melhorem, ainda dependemos dos outros. Por exemplo, não adianta nada a produção de placas de vídeo normalizar se o dólar continuar alto e tivermos um aumento nas taxas de importação.

Esperamos, com todo o otimismo, que nesse ano de 2021 já possamos ver alguma melhora. Mas, sendo mais realista, acredito que ainda vai demorar um pouco para vermos essas melhorias no mercado do hardware.

Leia Mais
Radeon RX 560 4GB EM 2020, Vale a Pena?