Quando o Mercado Gamer Vai Voltar ao Que Era?

Desde o começo de 2020 vimos um aumento em todos os setores, desde coisas para consumo pessoal como carnes, legumes e verduras, até produtos eletrônicos como celulares, placas de vídeo e webcam. Isso ocorreu por conta da paralisação que a Pandemia do COVID provocou, junto com outros fatores como a dificuldade e o aumento no preço da importação e a valorização do dólar frente ao real. Tudo isso, acredito que não seja novidade para muitos de vocês, mas a pergunta que fica no ar é: quando tudo irá normalizar?

Para responder essa pergunta, você precisa entender que, assim como o aumento nos itens não foi algo que aconteceu do dia pra noite, essa “normalização” também irá ocorrer gradativamente. E ainda precisamos que todos esses fatores, que causaram os aumentos, normalizem.

Então, considerando a Pandemia como a “causa zero”, não podemos esquecer que será necessário: o valor do real voltar a, pelo menos, R$ 4,00 frente ao dólar, que as fábricas consigam normalizar a sua produção, que o consumo de placas de vídeo diminua, que o preço do transporte marítimo diminua e a economia se restaure.

Qualquer um desses fatores, sozinhos, já são bem difíceis de se resolver, o que nos leva a pensar que talvez nunca iremos ter uma “normalização” dos preços ou pelo menos não tão cedo. A verdade é que é muito difícil fazermos uma previsão a respeito desse assunto porque nós nunca vimos uma situação assim, que se assemelha a um cenário pós guerra. Por conta disso, a melhor previsão que conseguimos fazer é que em pelo menos 2 anos as coisas comecem a melhorar. Mas não se esqueçam, mesmo que 1 desses fatores melhorem, ainda dependemos dos outros. Por exemplo, não adianta nada a produção de placas de vídeo normalizar se o dólar continuar alto e tivermos um aumento nas taxas de importação.

Esperamos, com todo o otimismo, que nesse ano de 2021 já possamos ver alguma melhora. Mas, sendo mais realista, acredito que ainda vai demorar um pouco para vermos essas melhorias no mercado do hardware.

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