Como Transformar um PC Velho em PC Gamer?

Com os valores dos itens de computador aumentando a cada dia, talvez alguns de vocês pensem que poderiam dar uma economizada por melhorar o seu PC pessoal. Mas é claro que isso não é algo simples e que, se feito da maneira errada, só vai causar mais gastos desnecessários. Hoje eu decidi reunir alguns itens que podem ser usados para melhorar o seu computador, gastando o “mínimo” possível.

Mas, antes é preciso saber que máquina vocês têm na mão. Já que é comum terem na casa de vocês computadores Core i3, i5 e i7 de gerações passadas e, nesse caso, acaba sendo interessante os upgrades que serão citados. Mas, para quem tem computadores mais fracos, como os “velhinhos” Core 2 Duo, Core 2 Quad, plataforma LGA 775 em geral e processadores de socket’s FM2, simplesmente não valem a pena. Isso porque os processadores não serão fortes o suficiente para rodar os jogos que vocês desejam e o dinheiro que você gastarem poderia ser usado para uma nova plataforma futuramente.

Claro que não dá para citar todos os processadores e plataformas que não valem o upgrade, mas é bom vocês pesquisarem, seja no seu meio ou na internet, pessoas que tentaram, e se tiveram uma boa experiência ou não. Agora chega de enrolação e vamos para os itens.

SSD

Esse não podia faltar. Um dos itens mais necessários para melhorar a velocidade de uma máquina velha ou nova. O SSD consegue revitalizar qualquer computador. Claro que este item não afeta diretamente o seu desempenho em jogos, mas para fazer um upgrade em qualquer computador é primordial a utilização de um SSD.

MEMÓRIA RAM

A grande maioria dos computadores antigos vêm com apenas 4Gb RAM. Se este for o seu caso, é importante que você aumente essa capacidade para, pelo menos, 8Gb. Isso se dá por conta da utilização que o próprio sistema operacional tem e para que você não acabe sofrendo com travamentos que podem ocorrer devido à falta de memória. Claro que, se você tiver condições, talvez seja melhor já migrar para os 16Gb. Mas, antes de fazer isso, analise a sua necessidade e os preços.

Mesmo processadores antigos ainda hoje conseguem ser achados no mercado de usados, como OLX e Mercado Livre. Se você já tiver um i5 (só lembrando que não vale a pena fazer upgrade em processadores Core de primeira geração, por serem muito fracos), não aconselho o upgrade, a não ser que encontre um i7 com um ótimo preço. Isso porque, mesmo os processadores Core i7 antigos, costumam ter preços bem altos, o que acaba desvalidando toda a ideia de gastar pouco.

PLACA DE VÍDEO

E finalmente chegamos no item mais caro desta lista. Hoje em dia as placas de vídeo mais “acessíveis” são a GT 1030, que por sinal é uma placa bem fraca, mas ainda vai te permitir jogar jogos leves como CS:GO, e a GTX 1050 Ti. Em ambos os casos é necessário que você também compre uma fonte e, se possível, faça os upgrades anteriores, já que só fazer a compra de uma GTX 1050 Ti, por exemplo, não vai garantir que o seu computador consiga rodar “tudo”. E, é claro, não dá para ter uma placa de vídeo e ainda utilizar aquelas fontes genéricas. Você precisa fazer a troca para uma fonte de 400W ou 500W com Selo 80 Plus.

A conclusão disso tudo é que ainda dá para ter um computador bom e que vai permitir que você jogue os seus jogos. O que é necessário é que você pesquise e estude bastante a sua plataforma. Claro que mesmo fazendo todos os upgrade’s listados, você não vai conseguir sair jogando jogos como o Cyberpunk 2077. Mas pelo menos vai te dar um respiro e horas de diversão enquanto as coisas não melhoram.

Leia Mais
Blizzard anuncia BlizzCon Online em Fevereiro: Diablo 4 e Overwatch 2