Intel só lançará os processadores Alder Lake da linha K em 2021

Com toda nova geração vem muita expectativa, desde como será a performance, se os preços vão agradar e até mesmo como o produto vai envelhecer. Afinal, é muito melhor apostar em um produto que terá algum valor de mercado daqui a alguns anos do que optar por uma plataforma que vai flopar.

Com isso em mente temos a notícia que no ano de 2021 teremos apenas os processadores K e KF agora em 2021, acompanhados do chipset topo de linha o Z690, com os demais processadores e chipsets vindo no começo do ano que vem na CES 2022.

Imagem: Intel

Os processadores a serem lançados esse ano são o i9 12900K(F), o i7 12700K(F) e o i5 12600K(F), com o i9 sendo um processador 8+8 com 8 cores de alta performance e 8 cores de alta eficiência e 24 Threads, porque apenas os núcleos de alta performance terão o hyper-threading.

Mais mudanças com a nova geração

Os processadores da décima segunda geração vão usar a arquitetura Intel 7, que é o nome para o nodo de 10 nm super-enhanced Finfet, que com certeza fica mais fácil de entender chamando apenas de Intel 7. Além disso os Alder Lake serão a primeira plataforma para o consumidor final com suporte ao DDR5, sendo uma plataforma de transição que vai suportar tanto o DDR4 quanto o DDR5, dependendo da sua escolha de placa mãe.

Outra coisa que a Intel quer estrear com a nova plataforma é o padrão ATX 12VO que retiraria da fonte o trabalho de suprir as tensões de 5V e 3,3V o que deixaria as fontes bem mais eficientes, coisa que não está sendo bem vista pelos fabricantes de placa mãe, que parecem ser avessos a idéia mesmo que fontes internas da indústria afirmam que a Intel estava dando descontos consideráveis nos Chipsets se eles fossem destinados a placas mãe do novo padrão, o que implicaria que os consumidores trocarem também suas fontes, o que no geral não é muito atrativo.

Saberemos mais sobre os novos processadores no dia 27 de outubro, onde a Intel muito provavelmente fará o lançamento desses modelos iniciais do Alder Lake.


Fonte: VideoCardz

Leia Mais
AMD Finalmente Revela as Especificações das Novas RX 6000