Intel quer que fabricantes adotem o ATX12VO em suas placas mãe

Se você possui um PC, deve ter percebido que você utiliza uma série de cabos para a alimentação dele, desde o 24 pinos da placa mãe, o 8 pinos da CPU que é diferente do 8 pinos da placa de vídeo, existe os cabos molex e o sata power, em todos esses cabos existem algumas tensões de funcionamento, temos por padrão as tensões de 5V, 3,3V e 12V, e a Intel que mudar isso.

Imagem: Placa mãe protótipo da ASRock para o novo padrão

A tensão de 12V é a mais usada entre todas elas, mas algumas partes só usam as outras tensões, como o sata power, e alguns circuitos da placa mãe, entretanto, essa variedade de tensões faz com que as fontes de computadores sejam no geral menos eficientes, porém como o padrão ATX é utilizado a anos, teríamos que mudar muitas coisas para adaptar nossos computadores para apenas 12V, mas é isso que a Intel quer.

Imagem: Placa mãe com o novo 10 pinos

A Intel quer transferir a responsabilidade da fonte de fornecer as outras tensões e passar isso para a placa mãe, fazendo com que abandonemos os 24 pinos que possui os 3,3V e 5V e passemos a usar um 10 pinos, e que a própria placa mãe faça essa conversão, tanto que no padrão ATX12VO, os conectores como molex e sata power sairão da própria placa mãe ao invés da fonte, fazendo com que os setups fiquem um pouco mais tumultuados de cabos.

Imagem: Diferença entre atual 24 pinos x novo 10 pinos | Fonte: Wccftech

A previsão é que agora para a décima segunda segunda geração algumas placas já venham com esse padrão, que deve começar a ser mais adotado principalmente por quem está montando um PC do zero, já que não precisará trocar a fonte.

Lembrando que o padrão 12V já é utilizado amplamente por servidores justamente por gerar uma grande economia de energia, principalmente quando estamos utilizando menos de 20% da fonte. Mas ao mesmo tempo, com um mercado já tão padronizado como esse vai haver resistência tanto do mercado de fabricantes de placas mãe e até mesmo dos próprios consumidores, que em algumas gerações terão que trocar sua fonte, um componente que normalmente só se troca se é necessário, seja por mal funcionamento ou por necessidade de mais potência.

Fonte: Linus Tech Tips

Leia Mais
REVIEW COMPLETO DA PLACA MÃE DA GIGABYTE B550M DS3H