Ontem mesmo falamos sobre o i7 12700, e sua performance em um benchmark vazado, aparentemente tivemos algo similar acontecendo com o i9 da linha, o 12900K. Na décima primeira geração, a Intel basicamente abriu mão de seu multi-core em detrimento de um single-core mais forte, e aparentemente agora na décima segunda temos a volta de um bom multi-core.
Ao que tudo indica a Intel conseguiu fazer um processador que além de ter o single-core mais forte da história com 1893 pontos, assim superando o i9 11900K ela também conseguiu superar a AMD onde a empresa brilha mais, o multi-core, fazendo uma pontuação de 17299, ganhando do 5950X o carro chefe da AMD em 12% no single e 3% no multi, assim trazendo um verdadeiro campeão de volta ao lado da Intel.
Muito provavelmente isso deve indicar uma volta forte para a Intel, mas ao mesmo tempo a empresa tem que focar em vender bem sua nova plataforma, já que ao menos agora ainda vai estar concorrendo com a plataforma AM4 onde se mantém o uso da memória DDR4 e com uma exigência de fonte muito menor, fazendo a plataforma da AMD ainda muito atrativa.
Temos que esperar para ver como a AMD irá reagir com o Zen3+ nos Ryzen 6000, mas a briga deve ficar boa de agora em diante.
Fonte: VideoCardz