Fala pessoal, tudo bem?
Nesse review irei analisar mais um kit de memória GEIL, dessa vez de uma série denominada “Super Luce RGB Sync AMD Edition” na qual oferece modelos que vão desde os 2133MHz até 3600MHz, iluminação RGB e são voltados especialmente para os Ryzen. O kit em questão é composto de dois módulos individuais de 8 GB 3000MHz 16-18-18-36, que podem ser adquiridos separadamente, porém, também é oficialmente oferecido em versões dual e quad channel.
Os pentes de memória vem em uma embalagem que destaca bem a linha na qual o produto pertence e possui uma “janela” que permite ao comprador ver a memória e a etiqueta com as suas especificações. Dentro dessa embalagem, se encontra a memória devidamente protegida por um blister plástico que cumpre o seu papel de proteger o produto contra danos.
Para essa série, a GEIL optou por utilizar um dissipador de alumínio que é oferecido em duas cores, preto ou branco, com iluminação RGB e pelas fotos é possível verificar que ele não faz contato por inteiro com os chips de memória, o que certamente é algo incomodo de se ver, porém, chips de memória DDR4 não costumam dissipar muito calor, não sendo normalmente necessário o uso de dissipadores para sua operação, sendo que esses costumam ser mais um “adereço” estético que serve como uma forma de diferenciar os produtos oferecidos por diferentes fabricantes. No caso das amostras desse artigo, elas usam o dissipador branco
O Thaiphoon Burner identificou essas memórias como Micron B-Die, o que significa que o fabricante acabou mudando o fornecedor dos chip em relação as Super Luce 3200CL16 e Potenza 3000CL16 que foram testadas a pouco mais de um ano atrás e que no caso, utilizavam chips Samsung C-Die.
E aqui, um pequeno video mostrando como é o efeito dos leds RGB em sua configuração padrão, no caso, é necessário ressaltar que as memórias do vídeo são as 3200CL16 com dissipador preto, porém, o intuito aqui é mostrar o efeito da iluminação que é idêntico nas duas variantes.
Por fim, caso alguém venha a se interessar, nesse link pode ser encontrada a página do produto
Configurações utilizadas:
CPU:AMD Ryzen 7 5800XT (obrigado Terabyteshop!)
MOBO: ASUS ROG Crosshair VIII Impact (UEFI 3103)
RAM: 2x8GB GEIL Super Luce 3000CL16 (obrigado Terabyteshop!)
GPU: AMD Radeon RX6800 (Obrigado Terabyteshop!)
PSU: Antec Quattro 1200W
COOLER: Wraith Prism RGB
SSD: Crucial BX300 120GB
Software: Windows 10 2004 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.25.5400 e Geekbench 3.4.3b.
Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite das GEIL Super Luce 3000CL16 usando um CPU Ryzen 5000 e também chegar na melhor configuração estável para uso diário. Para isso, os resultados foram separados em dois grupos:
1) XMP: Que basicamente se trata do máximo que foi possível de se obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando no “sweet spot” de 3800MHz 1:1 com FCLK @ 1900MHz que é considerado a opção mais balanceada/fácil de se obter bons números usando o Ryzen, claro, isso se a memória que estiver sendo testada for capaz de chegar lá.
A vantagem da abordagem 1 é que ela é extremamente simples e não demanda nenhum ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho, pois os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.
2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário. Por conta disso, quando possível, irei além dos 3800MHz para explorar o limite da memória, porém, mantendo o FCLK em 1900MHz para um melhor desempenho no modo assíncrono.
Nos casos 1 e 2, utilizei o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade e o AIDA64 para ter noção dos números de banda e latência. Para esses testes, a CPU foi mantido em 4600 1.2V e o VDDSOC em 1.1V.
- Resultados:
Com a abordagem número um, foi possível obter estabilidade no TM5 com 3333 MHz e 1.47V, o que foi um pouco melhor em relação as “antigas” Super Luce Samsung C-Die, que ficaram limitadas nos 3200 MHz. Outro ponto importante é que as Micron B-Die escalaram um pouco com tensão adicional e que ainda que não tenha sido muita coisa foi decisivo para estabilizar os 3333MHz.
Agora com a segunda abordagem, foi possível obter estabilidade no TM5 @ 3600 MHz com 18-18-21-18-38 e 1.45V, o que ao menos do ponto de vista dos timings primários ficou igual a outras memórias com chips Micron que foram testadas recentemente como as OLOy, contudo, com a Super Luce foi possível abaixar o tRFC para 450, o que é bastante decente para esses Micron B-Die sendo que até foi possível carregar o SO com 3733MHz, porém, não foi possível obter estabilidade no TM5, provavelmente sendo necessário relaxar ainda mais os timings primários para isso, o que definitivamente não vale a pena do ponto de vista do desempenho.
E por fim, eis os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência, obtidos no benchmark do AIDA64 e também no sub teste de memória do Geekbench 3.4.3b2, lembrando que todos os resultados aqui apresentados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para as amostras que tenho em mãos, representa algo que pode ser usado diariamente.
- Conclusão:
As GEIL Super Luce 3000CL16 apresentaram boa compatibilidade com a plataforma AM4, funcionando normalmente com o perfil XMP e naquilo que diz respeito ao overclock, foi possível atingir apenas 3333 MHz com 1.47V e estabilidade utilizando apenas o XMP com os demais ajustes feitos de maneira automática pela placa-mãe, contudo, ao fazer o ajuste manual dos timings, foi possível obter 3600MHz 18-18-21-18-38 1.45V com tRFC em 450, o que está no esperado para memórias de baixo-custo com chips Micron B-Die.
Em relação ao preço, elas se encontram disponíveis na Terabyteshop (27/12/2020) por R$299,00, o que é um valor que está meio que na média de mercado para memórias de especificações semelhantes e iluminação RGB, sendo esse segundo item um “plus” que costuma cobrar seu extra, então, caso esse apelo estético do RGB não seja um fator decisivo na compra, pode ser interessante olhar por outros modelos sem esse extra, que normalmente são vendidos por menor preço. Outra observação pertinente é sempre olhar por promoções na época, afinal de contas, é comum de se encontrar itens bastante similares por valores menores.