Monitor 60Hz vs 120Hz
Monitor 60Hz vs 120Hz

Monitores 60Hz vs Monitores 120Hz+

Quase sempre que vemos monitores a venda e/ou compramos algum, um dos aspectos mais importantes são os Hertz (Hz) que o mesmo tem. Mas o que é isso? Maior é melhor ou é indiferente? É isso que iremos ver.

O que significa Hz e FPS

Hz em uma explicação bem simples e breve é a taxa de atualização do seu monitor, a quantidade de imagens que ele consegue exibir em um segundo. Caso tenha um monitor 60Hz e você mexer seu mouse ele irá trocar de posição na tela 60 vezes por segundo ou a cada 16.6 ms. 16.6ms é um tempo bem pequeno, e se o monitor conseguir manter a constância já vai ser uma boa experiência de uso, principalmente em casos de filmes/séries,a 30 ou 24 FPS (Quadros por segundo) ou em uso regular de escritório, YouTube (vídeos até 60FPS), etc.

Mas estando aqui, provavelmente você já viu falar ou leu sobre monitores de 120, 144 ou até 240hz e este vai ser o foco deste artigo, explicar como estes monitores funcionam. O princípio básico é o mesmo que o de um monitor comum onde os Hz são calculados na quantidade de imagens que um monitor consegue exibir em 1 segundo, a diferença porém é na quantidade de imagens e no tempo de resposta para a mudança de pixels.

Vou pegar como exemplo o AOC Gamer Hero G2460PF que é um dos monitores 144hz mais baratos que podemos encontrar no Brasil.

Como falei acima estamos tratando de um monitor 144hz então ele exibe 144 quadros em 1 segundo ou em tese um quadro a cada 6,94 ms. Digo em tese pois o tempo de resposta real é um pouco diferente. (Dados a seguir foram retirados do Tom’sHardware, deste review) No caso deste monitor na troca total de um pixel branco para o preto ele apresenta cerca de 8ms de resposta e um tempo de resposta total na casa dos 34ms. Claro que estes milissegundos são basicamente imperceptíveis ao olho então este nível de tempo de resposta é muito bom (você pode ver mais dados diretamente no review do Tom’s Hardware, lá tem gráficos que mostram os tempos de resposta de vários monitores e o comparam com o monitor que usei como exemplo aqui no texto). Além disso também temos que considerar outro fator importante que é a quantidade de FPS que seu computador consegue manter enquanto usa. Ter um monitor 144hz com um computador que só tem potência para exibir 80 FPS em seu jogo favorito não vai lhe dar os tempos de respostas medidos acima afinal não há tantos quadros por segundo sendo exibidos para ter uma resposta tão baixa. “Então se meu computador não conseguir manter os 144FPS meu monitor 144hz não irá funcionar?” Ao contrário, ele sempre irá funcionar sem diferença se você alcança os 144FPS ou 100 ou 40 FPS. A diferença aqui é que caso sua placa de vídeo reproduza menos quadros que o monitor consegue exibir, o monitor irá somente repetir alguns quadros porém mantendo sua taxa de atualização na opção que você definiu.Vou dar um exemplo prático para vocês entenderem melhor:

  • Digamos que você tem um monitor 100Hz
  • Você está jogando Battlefield V e está pegando 80 FPS

O que acontece é que enquanto seu computador gera 0.8 quadros, seu monitor irá gerar um quadro inteiro. Neste caso, seu monitor pegará o último quadro inteiro gerado para exibir e a cada 4 quadros exibidos o monitor irá repetir o último para compensar a diferença de 20 quadros que “faltam”, ou seja, o quinto quadro exibido será igual ao quarto e assim teremos os 100 quadros exibidos por segundo no monitor. A sequência lógica seria 4 quadros novos + 1 repetido, totalizando 5 quadros exibidos no monitor.

  • Ressalto que o exemplo acima seria o exemplo de funcionamento perfeito de um monitor de 100hz.

Confuso? Bastante. De forma simples, seu monitor compensa a falta de quadros repetindo um ou mais quadros e assim você não tem tearing.

Realmente faz diferença uma taxa de atualização mais rápida?

É difícil mostrar a diferença existente em monitores acima de 60 Hz por meio de vídeos ou imagens, o melhor jeito de entender e ver a diferença real que isso faz durante o uso no dia-a-dia é usando um monitor que tem uma frequência de operação maior. Há também alguns vídeos que podem ajudar a diferenciar as vantagens em um monitor que exibe mais quadros, porém é algo mais sútil já que há várias limitações ao assistir (FPS da plataforma do vídeo, Hz em que seu monitor está operando), porém ainda sim, perceptíveis.

Mesmo após assistir aos vídeos acima e até mesmo ao ver um monitor 144hz ao vivo é possível que alguns não consigam enxergar uma diferença e isso não é algo tão incomum. Também há algumas pessoas que assistindo vídeos não vêem a diferença e ao vivo conseguem diferenciar tranquilamente. Infelizmente não tem um estudo que mostra o porquê de alguns enxergarem as diferenças enquanto outros não, então não temos uma resposta ao certo dos porquês disto acontecer. O que pude fazer foi uma pequena pesquisa no grupo PHE – Periféricos High-End que se encontra no Facebook, grupo no qual é o maior do país quando o assunto se trata de periféricos.
Nesta pesquisa você precisa assistir a um vídeo de menos de 2 minutos e escolher entre as 3 opções:

  • Consegui ver a diferença.
  • Não consegui ver a diferença.
  • Só vi a diferença em Slow Motion.

Participe na pesquisa e deixe seu comentário e voto por lá, quantos mais participações mais relevante fica a pesquisa! Após dois dias com a pesquisa aberta e mais de 450 participantes (valeu galera <3) estes foram os resultados encontrados até o momento:

  • Consegui ver a diferença. > 407 votos
  • Não consegui ver a diferença. > 47 votos
  • Só vi a diferença em Slow Motion. > 20 votos

O que isso nos diz? Basicamente diz que a maioria das pessoas (pelo menos no grupo) conseguem ver uma diferença entre um monitor operante em 144hz vs 60hz em vídeo mas que há a possibilidade que você não consiga ver a diferença e isso é totalmente normal. Relembrando que a real diferença só é possível ver pessoalmente com um monitor 144hz em sua frente, em vídeo o máximo que você terá é uma ideia das diferenças.

Outras coisas que influenciam

Para terminar nossa leitura irei apenas mencionar algumas outras coisas que interferem e/ou influenciam no tempo de resposta de seu monitor. Além de uma alta taxa de atualização, o tempo de resposta também é influenciado pelo tipo de painel que seu monitor usa. Tipos de painéis famosos são IPS, VA e TN.
TN é o mais escolhido por ser o mais barato de todos e também por ter o menor tempo de resposta, IPS não tem a resposta mais rápida porém apresenta em geral as melhores cores entre as 3 opções citadas acima e o VA ganha com seu contraste muito grande. Felizmente hoje em dia com a evolução da tecnologia de painéis as diferenças em tempo de resposta entre as 3 tecnologias tem diminuído bastante com monitores IPS chegando bem perto dos tempos de resposta de um TN – que é o caso do Asus ROG Swift PG27UQ – , algo que é ótimo já que é o tipo de painel que normalmente oferece a melhor imagem.

Leia Mais
DOOM Eternal chega ao Switch em dezembro