AMD Lança Processadores Ryzen série 5000 para PC | Melhor do Mundo para Jogos

Hoje, a AMD apresentou a linha de processadores para desktop, a série Ryzen 5000 com a nova arquitetura “Zen 3”. Oferecendo até 16 núcleos, 32 threads e 72 MB de cache no topo de linha AMD Ryzen 9 5950X, os processadores da série 5000 dominam em tarefas pesadamente segmentadas e em eficiência energética. O Ryzen 9 5900X obteve um ganho de 26% no desempenho em jogos em relação a geração passada. Com amplas melhorias em todo o núcleo, incluindo um complexo unificado (CCX) de 8 núcleos com acesso direto ao cache L3 de 32 MB, a nova arquitetura de núcleo “Zen 3” da AMD oferece um aumento de IPC de 19%, o maior desde o introdução dos processadores “Zen” em 2017.

Mesmo a AMD não mencionando no evento que o soquete AM4 permaneceria, consta no site oficial a informação que permanecerá o mesmo soquete. Logo você não precisará trocar a placa mão para um possível upgrade.

Notavelmente, cada um desses chips obteve um aumento de preço de US $50 em comparação com os preços originais dos CPUs Zen 2 comparáveis ​​de 2019. Todos os quatro novos processadores estarão disponíveis a partir de 5 de novembro.

A AMD está atacando diretamente a Intel com a nova linha, particularmente o modelo Core i9-10900K da empresa , que a Intel já aclamava ser “o melhor processador para jogos do mundo”. Embora os chips da AMD não superem os chips da Intel de 10ª Geração em velocidade de clock absoluta. O chip topo de linha da Intel atinge o máximo de 5,3 GHz, enquanto o Ryzen 5950X (o novo chip mais rápido da AMD) chega a 4,9 GHz, a AMD oferece outras vantagens, como eficiência de energia aprimorada e um número maior de núcleos e threads.

A AMD também aponta para benchmarks, alegando que o Ryzen 9 5900X consegue bater o i9-10900K da Intel em desempenho em jogos, incluindo League of Legends , Dota 2 , Shadow of the Tomb Raider e muito mais . (O chip da Intel ainda venceu no Battlefield V, e teremos que esperar e ver como benchmarks de outros criadores de conteúdo antes de fazer qualquer julgamento real aqui.

Claro, um novo processador precisa de uma nova placa de vídeo para ir com ela, e a AMD também teve tempo para começar a provocar sua próxima placa de vídeo Radeon RX 6000 “Big Navi” construída em sua arquitetura RDNA 2 de última geração para que a empresa seja totalmente anunciando em 28 de outubro . As novas placas devem ser a resposta da AMD para as GPUs RTX 3000 da Nvidia , e a empresa está prometendo que também será capaz de empurrar jogos 4K de alto nível, provocando benchmarks de 60fps para Borderlands 3 , Call of Duty: Modern Warfare e Gears 5 em configurações ultra.

A AMD não terá muito tempo para descansar sobre os louros, entretanto: a Intel já está se preparando para sua resposta, já lançando suas CPUs Rocket Lake de 11ª geração para o início de 2021.

Leia Mais
Far Cry 6 terá upgrade gratuito para Xbox Series e PS5