Se você está atento ao mais novo sistema operacional da Microsoft, deve ter percebido que ele impõe uma série de restrições que o impede de ser instalado em hardware mais antigo. Isso, segundo a Microsoft é para dar mais segurança e confiabilidade ao sistema.
Segundo a empresa, ela está mirando em uma taxa de falha de menos de 0,2%, assim fazendo com que o hardware mais antigo não seja suportado pelo sistema. Isso causou uma grande comoção no público, que viu seu PC de nem 4 anos de idade não suportando o novo OS, sendo que são PCs que até hoje funcionam muito bem.
Devido a grande crítica a Microsoft voltou atrás e vai permitir mais alguns processadores, entre eles os Intel® Core™ X-series e Xeon® W-series, além do i7 7820HQ, que é o processador usado no Surface Studio 2, um notebook da própria Microsoft. Para os usuários da plataforma Ryzen de primeira geração, além dos Ryzen 2200G e 2400G vocês não tiveram sorte e vão continuar sem receber a atualização.
Mesmo agora sendo aptos a atualizar para o Windows 11 para esses processadores a instalação obrigatoriamente terá que ser feita de forma limpa através de uma ISO. Além disso, esses processadores podem acabar não recebendo algumas atualizações, o que pode comprometer o uso pleno do novo Windows.
Se você possui algum desses processadores ou até mesmo processadores que não estão na lista do Windows 11 não tem porque se preocupar, o Windows 10 ainda estará sendo atualizado e suportado até 2025, o que dará tempo o suficiente para uma nova atualização no seu hardware.
Fonte: Microsoft