AMD Finalmente Revela as Especificações das Novas RX 6000

Muito foi falado e especulado sobre as novas placas, várias perguntas surgiram sobre se a AMD finalmente ia conseguir criar um produto para realmente competir com a Nvidia no mercado high end, e não apenas cortar preços nos segmentos que suas placas competiam com a Nvidia.

Foram anunciadas 3 placas assim como a concorrente, e são a RX 6800 para competir com a RTX 3070, a RX 6800 XT para a RTX 3080 e a RX 6900 XT para a RTX 3090. A AMD realmente colocou a concorrência na parede em todos os comparativos, mas temos uma série de features e comparações a considerar antes de você escolher entre o time verde ou vermelho.

Primeiro vamos observar as melhorias entre gerações da AMD. Segundo a apresentação, temos uma melhora de 100% comparado a geração passada com uma melhora de 54% de performance por watt comparado ao RDNA original, número consideravelmente grande se levarmos em conta que a AMD do contrário da Nvidia não mudou a litografia para essa geração permanecendo nos 7nm.

A AMD também apresentou 2 novas tecnologias de Boost o Rage Mode que é como os 1-Click OC que já conhecemos, e promete dar de 1 á 2% de melhora e o Smart Access Memory, que é uma tecnologia que dá acesso para os Ryzen 5000 a memória da placa de vídeo, o que é preocupante pois muitos dos comparativos apresentados se utilizam dessa feature, e pessoas que só querem trocar a placa de vídeo e já estão com um Intel de décima geração ou um Ryzen 3000 e não querem atualizar para a nova geração da AMD, não terão a mesma performance apresentada já que essa tecnologia promete dar um boost em média de 6% e quando apresentada pela AMD nos comparativos com a concorrente não parece dar uma diferença tão grande contra a concorrência, tornando o produto deles para apenas um upgrade de placa menos atrativo.

Outra grande novidade é o Infinity Cache que trás o efetivamente o dobro da banda com memória de alta densidade diretamente na GPU, sendo responsável aparentemente por boa parte do avanço da AMD nessa geração.

RX 6800 XT Especificações e Comparativos

A RX 6800 XT como já dito é a rival da RTX 3080 e aparentemente a placa que não precisou de “ajuda externa” no comparativo da AMD para ganhar da Nvidia, com um preço de 659 dólares comparados aos 699 dólares da 3080, e com 72 CUs, Clock de 2015 MHz, 16GB de GDDR6, 128 MB de Infinity Cache e 300W de energia 20W a menos que a 3080, uma placa realmente bem atrativa e de todas as anunciadas, na minha opinião a que dará mais dor de cabeça ao time verde.

Nos comparativos apresentados não apenas a 6800 XT fica competitiva fica sim a frente na maioria dos casos, claro que com tantos jogos no mercado a AMD pode ter selecionado os que ficariam melhores para a apresentação, mas isso não tira o mérito de uma placa de performance semelhante e um pouco mais barata que a concorrência.

Uma coisa que incomodou foi o fato de a AMD só colocar números para seus resultados, nos deixando a comparar visualmente a melhora efetiva comparado a concorrência, mas claro que tudo isso deve ser levado em consideração, já que esses números tendem a mudar quando os reviews independentes aparecerem realmente saberemos se são números que podemos confiar ou foram “escolhidos a dedo” para tornar o lançamento mais interessante.

RX 6800 Especificações e Comparativos

A RX 6800 não XT, é a placa que deve concorrer com RTX 3070, mas dessa vez quem sai na frente é o time verde já que o preço inicial da RX 6800 está 570 dólares comparados aos 499 dólares da RTX 3070, a 6800 vem com 60 CUs, Clock de 1815 MHz, 16GB de GDDR6, 128 MB de Infinity Cache e 250W de energia, mas com uma performance significativa se compararmos que a placa usada no comparativo foi a 2080 Ti que é pouca coisa inferior a 3070.

Uma coisa que deveria deixar todos com um pé atrás é justamente o uso do Smart Access Memory, coisa que não foi utilizada no comparativo anterior e nos põe a pensar se isso foi por falta de performance sem o uso dele, já que em alguns jogos esse recurso dá até 13% de melhora, algo muito significativo quando colocamos ela em placas que tem um pouco de dificuldade no 4K comparado ao seus irmãos maiores.

Por esse motivo creio que de todos os modelos apresentados essa será a menos atrativa comparando as placas da Nvidia, ainda mais para as pessoas que só querem trocar a placa de vídeo nessa próxima geração, ela fica mais atrativa se você estiver montando um PC do zero.

RX 6900 XT Especificações e Comparativos

Por último mas não menos importante temos as armas pesadas, as placas mais direcionadas ao “Prosumer”, mas com 80 CUs, Clock de 2015 MHz, 16GB de GDDR6, 128 MB de Infinity Cache e 300W, especificações muito parecidas com a irmã menor a RX 6800 XT, mas aparentemente apenas nessa diferença de CUs com o mesmo clock a RX 6900 XT consegue entregar performance aparentemente similar a RTX 3090 e com uma diferença significativa no preço, 999 dólares comparados aos 1499 dólares da 3090.

Novamente vemos o uso extenso de novas features no comparativo, dessa vez temos uso do Rage mode + Smart Access Memory, o que faz a performance da nova topo de linha ficar bem a par da topo de linha do time verde, o que podemos deixar passar com mais facilidade se tratando da diferença entre as placas, já que com a diferença entre elas ao menos lá fora é possível comprar um processador da nova linha da AMD para usar essas features.

A diferença aparente é pequena pela diferença de preço mas é importante notar que esse foi o único comparativo que não tornou um ganho para a AMD e todos os títulos isso ainda contando o que já dissemos antes, provavelmente esses são os Jogos onde a AMD tem um diferença maior comparados a Nvidia.

Data de Lançamento e Conclusões

As duas RX 6800 estão previstas para lançar dia 18 de Novembro enquanto a RX 6900 XT lançará em 8 de Dezembro.

Com essa nova linha de placas da AMD finalmente teremos escolha quando formos escolher qual fabricante nos levará a vitória do PC Master Race, mas ainda temos que esperar para ver os comparativos feitos por terceiros para ver se todos os números apresentados pela AMD correspondem a realidade.

Fonte: Tom’s Hardware e AMD

Leia Mais
Japão quebra recorde de velocidade de Internet a 319 Tb/s