Vaza as Especificações do Intel Core i9-11900K

O mais valioso processador da linha Rocket Lake-S teve alguns vazamentos no início deste mês através do site de benchmarkAshes of the Singularity. Foi revelado, na época, que o processador está vindo com um clock base de 3.5 GHz. Infelizmente, o software não informa o clock máximo.

De acordo com um usuário do Twitter davidbepo, o i9-11900K conseguiu alcançar o clock, de um único núcleo, de 5.3 GHz. O vazamento também revela que a CPU tem uma frequência TVB all-core de 4.8 GHz. Embora a frequência de um núcleo seja muito parecida com a do Core i9-10900K, a velocidade de todos os núcleos é na verdade inferior em 100 MHz.

A CPU supostamente tem um máximo PL1 (nível de potência 1) de 125W e PL2 de 250W. Esses também parecem ser idênticos ao i9 10900K. Os dados PL1 / PL2 para os outros processadores da linha Rocket Lake-S permanecem desconhecidos.

O usuário também relata que o Thermal Velocity Boost ainda pode ser exclusivo da série Core i9, o que significa que as frequências fornecidas refletirão a frequência mais alta que a CPU pode atingir, mas também deixa dúvidas em relação às frequências do Turbo Boost 2.0 e Max Turbo Boost 3.0 .

O usuário do Twitter @harukaze5719 criou uma folha de especificações com base nos rumores mais recentes. O gráfico foi compartilhado pelo usuário já há um tempo, e por incrível que pareça, parece ser bastante preciso, exceto o suporte TVB na série Core i7.

O gráfico do Harukaz pode ser fácil de ler, mas como a Intel tem muitas tecnologias de boost diferentes, essas frequências não devem ser rotuladas como um único tipo de boost. Por exemplo, o Thermal Velocity Boost deve estar disponível apenas para a série Core i9, enquanto apenas o Core i7 SKU deve oferecer suporte ao Turbo Boost Max 3.0.

Uma suposta foto dos novos Rocket Lake-S foi postada no mês passado. Os processadores não possuem marcações visíveis, tornando impossível determinar se eles são reais.

Intel Rocket Lake-S utiliza um novo design de núcleo chamado Cypress Cove. Embora ainda seja baseado na litografia de 14 nm, será a primeira arquitetura não Skylake da Intel desde 2015. A série também será a primeira da Intel a oferecer suporte a PCI Express 4.0 nas plataformas principais e a oferecer gráficos Xe integrados.

A próxima geração da Intel será compatível com as placas-mãe de socket LGA 1200. A empresa também está trabalhando com as empresas parceiras para lançar um novo chipset  até o inívio do ano que vem. E ao que tudo indica essa será a última plataforma com suporte as memórias RAM DDR4, já que a empresa está determinada a lançar sua série Alder Lake-S com socket LGA1700 e suporte as novas memórias DDR5 até o final de 2021.

Leia Mais
Tesla anuncia novo processador com 50 bilhões de transistores