Um ano após lançamento às RX 6000 e RTX 30 estão com o dobro do preço de lançamento

Já faz um ano que a mais recente leva de placas de vídeo foi lançada. Tanto as RX 6000 quanto as RTX 30 foram motivos de muito hype em seus lançamentos. Afinal, elas traziam bem mais performance por um preço abaixo da geração anterior. 

O que ninguém contava seria o ápice da pandemia em conjunto com um grande aumento na mineração, o que acabou por contribuir para a falta de placas e a alta dos preços. O portal alemão 3DCenter vem fazendo a cobertura dos preços em comparação com o valor sugerido (MSRP). 

Infelizmente, após um ano de lançamento, onde deveríamos estar vendo boas promoções e animados para a Black Friday, vemos os preços batendo 100% de aumento.

Um problema de muitas variáveis

Neste último gráfico, o portal ainda adicionou o preço médio do Ethereum, que é a criptomoeda mais rentável com mineração de placas de vídeo. O valor cujo encontramos essas placas parece ser exatamente um fator entre o quão difícil é de se encontrar uma placa e o valor do ETH.

Afinal, quanto maior o valor do ETH mais rápido é o break-even dessas placas, não importando o preço. Assim muito em breve, a procura por essas placas para mineração deve diminuir. Já que o ETH deve passar de PoW (Proof of Work) para PoS (Proof of Stake). Mas para o retorno à normalidade isso ainda não deve ser o suficiente, já que também precisamos de maior capacidade produtiva, o que só deve se tornar realidade na metade de 2022.

Após aumentos crescentes desde Julho, agora as RX 6000 tiveram sua primeira queda, e agora estão 90% mais caras do que seu preço de lançamento. Já as RTX 30 após estar em aumento crescente desde o início de Agosto, seguem subindo, e assim ultrapassaram as RX agora em novembro, marcando 95% de aumento.

Em uma situação onde temos suprimento limitado, é normal uma guinada de preços perto de datas onde são mais procurados. Porém, o que podemos tirar disso é que uma queda verdadeira só deve vir no ano que vem.

Fonte: 3DCenter

Leia Mais
Cyberpunk 2077 tem HotFix que arruma bugs da última atualização