RX 7000 da AMD devem ter suporte ao DisplayPort 2.0

Cada vez mais vemos a busca por maiores resoluções, 1440p, 4K e até 8K algumas pessoas já se aventuram como toda tecnologia nova, seu custo normalmente é muito alto nesse estágio inicial, mas em algumas gerações já consegue se tornar acessível a maioria das pessoas.

Isso é cada vez mais evidente pois já estamos vendo mais e mais monitores com alta resolução e ao mesmo tempo taxas de atualizações altas, como monitores 4K a 144Hz e monitores QuadHD a 240Hz. Isso vem se tornando um padrão na indústria, primeiro vemos um monitor padrão de alta resolução a 60Hz e com o tempo vamos vendo maiores taxas de atualização sendo utilizados por eles.

Isso já deixou de ser um problema dos monitores e sim agora é o hardware dos computadores que tem que alcançá-los, tanto em performance quanto em saídas de vídeo que suportem tanta informação a ser despejada nesses monitores.

Por enquanto, o melhor que temos em nossas placas de vídeo é o HDMI 2.1 que consegue 4K a 120Hz e 8K a 60Hz, e até consegue 10K com alguma compressão. Mas, HDMI está longe de ser o melhor que temos e muitos gamers ainda se utilizam de suas DisplayPorts 1.4a, que não conseguem tanta resolução mas acabam por conseguir entregar uma experiência melhor ao usuário.

DisplayPort 2.0 chegando na proxima geração

Imagem: Driver para placa de vídeo AMD no Linux com DisplayPort 2.0| Fonte: Freedesktop

E é aí que entram as DisplayPorts 2.0, capazes de entregar até 10K 60Hz sem compressão e até dois monitores 4K 144Hz, e essa tecnologia deve chegar as placas de vídeo e monitores na próxima geração, como as RX 7000 da AMD, onde o suporte a esse novo padrão já está aparecendo nos drivers da fabricante. Assim vamos inaugurando uma nova era para Gamers de todo o mundo, com resoluções assim os jogos vão ficar cada vez mais imersivos e o VR vai poder se aproveitar de maior qualidade para seus jogos.


Fonte: VideoCardz

Leia Mais
EVGA irá repor todas as RTX 3090 queimadas no New World