RX 6600 XT é uma das placas mais eficientes no quesito mineração

Grande parte da crise no mercado de Hardware se deve aos mineradores. Devido a grande crescente nas criptomoedas e seu grande capital, ainda mais esses garimpeiros do século 21 literalmente acabaram com o estoque de muitas placas, fazendo com que empresas como a Nvidia tenham que lançar produtos que não sirvam para eles, como foi o caso das placas LHR.

Incrivelmente, as novas placas da AMD não são uma escolha muito frequente para eles. Graças ao seu alto consumo e pouca performance em mineração, as placas da série RX 6000 foram quase que ignoradas pelos mineradores, o que fez com que seu preço não subisse tanto quanto as placas da Nvidia.

Imagem: Performance relativa da RX 6600 XT em mineração de ETH | Fonte: Reddit

Porém a RX 6600 XT é um ponto fora da curva, a placa assim que retirada da caixa não performou muito bem, atingindo 28 MH/s a 93W de consumo, más com algumas mudanças em seus clocks, e um undervolt, o canal Dizzy Mining conseguiu a façanha de 32 MH/s com apenas 55W de consumo, assim atingindo um PPW de 0.58, muito superior do que qualquer outra placa.

É claro que mineração de apenas 32 MH/s não é nada estrondoso, e essas placas devem demorar para se pagar, porém se manterem essa performance elas são as placas mais eficientes para mineração que temos no mercado. O que deve fazer com que os estoques delas infelizmente acabem parando nas mãos de mineradores ao invés de gamers que estão precisando de placas com esse tipo de custo-benefício.

Talvez não seja uma má ideia a AMD seguir os passos da Nvidia e tentar frear as compras por mineradores com um recurso análogo ao LHR.


Fonte: VideoCardz

Leia Mais
Intel deve lançar Alder Lake no dia 27 de Outubro