Placas de vídeo da Nvidia e AMD voltam a subir

Estamos com certeza vivendo um momento atípico. Infelizmente isso vem causando que preços principalmente de eletrônicos fiquem bem mais altos que o normal. Apesar de tudo isso vimos nos últimos meses uma gigantesca queda nos preços, caindo de mais de 300% do preço sugerido para “apenas” 150%.

Gráfico: Preço médio de placas de vídeo em comparação ao preço sugerido, não incluindo placas novas | Fonte: 3DCenter

Mesmo com essa brusca queda e alguns meses de praticamente estagnação nos preços infelizmente durante esse mês de agosto voltamos a ver preços subindo, com as placas da Nvidia saltando de 150% para 159% e as placas da AMD saindo de 159% para 163%. Um aumento considerável.

Esse gráfico não está incluindo placas mais novas como a 3070 Ti, 3080 Ti e 6600 XT, justamente porque essas placas foram anunciadas com um preço sugerido mais alto o que acabaria mostrando o gráfico descendo mesmo que esse não seja o caso para as demais placas.

De fato é complicado julgar a situação atual, e com fábricas na China voltando a fechar, pode levar algum tempo até que vejamos novas quedas. Isso não é o fim do mundo, afinal se levarmos em conta que já estivemos em 300% estamos de certa forma “bem”. Claro que não é o ideal e esperamos que novas quedas voltem a acontecer o mais breve possível.

Contudo se você está esperando que os preços voltem ao “normal” isso ainda deve demorar bastante e se duvidar só vai ocorrer quando tivermos mais fábricas para suprir a demanda, e isso só deve ocorrer em 2023. Até lá você tem duas opções, se contentar com a placa que tem ou juntar uma grana e esperar uma promoção que ache justa.

Fonte: 3DCenter

Leia Mais
TSMC acredita que algumas empresas estão segurando estoque de chips