Novos Consoles Consomem Mais ao Rodar Jogos Novos | Xbox Series X e PlayStation 5

Com todo o “poder” que os novos consoles apresentaram, nada mais justo que eles acabarem consumindo mais energia. E foi isso que um relatório do Natural Resources Defense Council, um grupo de defesa do meio ambiente, constatou. O interessante é que os novos consoles consomem menos energia quando rodam jogos das versões anteriores e ao usar os aplicativos do console.

A análise feita pelo NRDC, que também foi realizada em 2013 no lançamento do Xbox One e do PlayStation 4, elogiou os modos de baixo consumo que a Sony e os novos consoles da Microsoft oferecem. Já que os modos de economia de energia permitem que os usuários retomem a operação total em 10 a 15 segundos, consumindo menos de 1 watt de eletricidade em modo de espera. No entanto, o NRDC criticou a Microsoft e a Sony por escolherem não tornar essa configuração de energia padrão, o que também ocorreu nos consoles passados: PS4 e o Xbox One.

A revelação da jogabilidade do Xbox Series X decepcionou os fãs »Vamos  falar sobre videogames

Os testes foram feitos com um PlayStation 5 e um Xbox Series S, que tem menos poder de processamento do que um Xbox Series X. O grupo disse que não conseguiu obter um Xbox Série X para testes completos, mas espera que o console mais robusto use mais energia do que o Série S. A Microsoft não forneceu números oficiais de consumo de energia para nenhum dos dois consoles. Já a Sony listou o PS5 padrão com um consumo de energia de 350 watts, enquanto o PS5 Digital Edition 340 watts.

Se colocarmos na ponta do lápis os usuários de Xbox iriam consumir, até 2025, 500 MW de energia, que é equivalente à produção anual de uma usina termelétrica, e arcando US$ 1 bilhão em despesas nas contas elétricas nos EUA.

Claro que notar o quanto o nosso console ou computador está consumindo é uma das últimas coisas que prestamos a atenção. Mas esperamos que ambas as empresas continuem se esforçando para diminuir o consumo de energia dos seus consoles.

Leia Mais
RTX 3080 E 3090 COM PROBLEMAS!?