CPUs Zen 4 da AMD terão gráfico integrado por padrão

Se você já tentou ou comprou uma CPU AMD deve ter percebido que ao contrário de sua concorrente Intel, os processadores normalmente não tem GPU integrada por padrão. Se você for comprar um processador AMD hoje e quiser o gráfico integrado, vai ter que adquirir um processador terminado em G (Ex: 5600G), já que os demais processadores Ryzen não possuem o gráfico integrado.

Isso vai mudar nos novos Ryzen 7000, que devem sair em 2022. Esses processadores terão por padrão o gráfico integrado, mas muito provavelmente não serão todos os processadores, com alguma linha provavelmente a terminada em X que não vão ter o gráfico integrado.

Imagem: Documento da AMD mostrando o Zen4 com gráfico integrado | Fonte: Chips and Cheese

Essa informação veio a público após o portal Chips and Cheese vazar documentos confidenciais a respeito dessa nova geração dos Ryzen, que segundo estes vão ter em todas suas famílias de processadores GPUs integradas por padrão.

Imagem: Linha de processadores Ryzen onde para o Zen4 não temos uma arquitetura diferente para os processadores com GPU integrada | Fonte: VideoCardz

Esses vazamentos corroboram informações vazadas anteriormente, e muito provavelmente esses novos Ryzen 7000 devem ter as GPUs RDNA2 em seus processadores, o que deve ser um belo salto de performance no gráfico integrado, como já vimos no Steam Deck, e com isso podemos ver mais pessoas optando pelo gráfico integrado enquanto o preço das placas de vídeo não se normaliza.

Da mesma forma que a Intel vem fazendo isso a anos, não tem porque a AMD não incluir o gráfico integrado com a maioria de seus processadores, só esperamos que isso não acabe trazendo custos maiores a esses processadores e sim apenas uma revisão na linha.


Fonte: VideoCardz, Chips and Cheese

Leia Mais
3800x 2700x 9900k 9700k
3800X vs 9900K vs 2700X vs 9700K | Testes com overclock!