Que a CD Projekt Red não vem bem das pernas não é novidade, após o fracasso do lançamento de Cyberpunk 2077 a empresa vem recebendo críticas e mais críticas, sendo inclusive processada pelos seus acionistas. Mas parece que isso não foi o suficiente, alguns hackers aparentemente estão “chutando cachorro morto”.
Hoje mais cedo a CDPR publicou um post em seu Twitter mostrando que aparentemente tinha sofrido um ataque de ransomware que é quando hackers infectam um sistema e criptografam seus arquivos, de forma que o dono tenha que pagar uma quantia (normalmente em criptomoedas) para ter acesso a eles novamente, mas indo um pouco mais longe, os hackers parecem ter roubado arquivos relacionados ao jogo The Witcher 3 e Cyberpunk 2077, ambos os casos os hackers aparentemente roubaram arquivos que continham conteúdo não lançado, além de arquivos financeiros e de RH.
A CDPR no anúncio, declarou que não vai negociar com os hackers e que tem backups intactos dos arquivos que foram criptografados, o que deve impactar pouco na empresa, que apenas precisa verificar se a brecha de segurança foi solucionada e restaurar os arquivos. A empresa também declarou que nenhum dado de seus clientes foi exposto à falha, então se você é consumidor da empresa não tem muito o que se preocupar.
A CD Projekt Red disse que já está em contato com as autoridades e que irá tomar todas as medidas legais para que os responsáveis sejam punidos. Com a recusa da CDPR de pagar os hackers, talvez os mesmos tentem vazar o conteúdo roubado, que pode de certa forma pode acabar vazando novos conteúdos do jogo ou até mesmo facilitar que usuários maliciosos consigam fazer engenharia reversa nos jogos da desenvolvedora, o que pode resultar em exploits nos jogos da empresa.
Fonte: CD Projekt