Para quem já sonhou em ter um PC com processador de console esse sonho já é possível faz algum tempo. Desde o Xbox One, a AMD lança algum tipo de placa com os SoCs dos consoles. O mais recente foi o 4700S, que é uma placa mãe Mini-ITX, com um processador 8/16, Zen 2 com um clock razoável de 3.2GHz, e 8 ou 16 GB de GDDR6.
Bom, a priori parece uma excelente escolha, não é tão caro, vem com memória muito mais rápida, e ainda ainda é um Octa-core, certo? Infelizmente não é bem assim, o 4700S tem um problema grande, que é o fato de só ter um PCIe 2.0 x4, o que é muito pouco para qualquer placa de vídeo moderna. O que faz com que a opção mais parruda de placa de vídeo disponível seja uma GTX 1060, que para os padrões de hoje já deixa muito a desejar.
O que o 4800S traz de novo?
Por isso que a notícia de hoje é tão relevante, já que as coisas mudam bastante de figura com o 4800S. Ele segue na mesma arquitetura Zen2, e sua CPU e memória não devem divergir muito do encontrado no 4700S, mas com um PCIe 4.0. Ainda não sabemos se é x2, x4 ou x8, muito provavelmente x4, o que vai fornecer capacidade suficiente para uma RX 6600, uma placa muito mais potente e recente.
Isso vai torná-lo algo mais palpável para quem quer ter uma boa experiência jogando, já que o mesmo não pode ser dito sobre o 4700S. Isso se deve pela falta de modularidade e capacidade de upgrade, coisas muito importantes para uma plataforma de entrada como essa.
O 4800S deve estar nas lojas no ano que vem, e assim se tudo der certo com um preço bom. Porém como um amigo diria, não compre antes de ver testes e a performance que esse kit pode te entregar.
Fonte: VideoCardz