AMD finalmente anuncia a RX 6600 XT

Você já deve ter cansado de ver notícias sobre as novas placas de vídeo da AMD, em particular a RX 6600 XT. Informações sobre a placa vem sendo vazadas a semanas e finalmente com o anúncio da AMD podem ter conclusões sobre ela.

A nova placa da AMD vem para concorrer com a RTX 3060, e seu foco é no 1080p com tudo no Ultra. A RX 6600 XT vai consumir um total de 160W e ao menos os modelos mais padrões vão utilizar apenas 1 conector PCI de 8 pinos. Ela também conta com 32 CUs um clock de 2369 MHz e 32 MB de Infinity Cache.

Ao menos nos jogos mostrados pela AMD a placa tem uma vantagem de 15% em média contra a sua concorrente direta, isso contando que ambas estão usando o Resizable BAR, que no caso da AMD é chamado de Smart Access Memory. Não foram divulgados os números com Ray Tracing, onde provavelmente a placa da Nvidia ainda tem vantagem graças ao DLSS e ainda mais que o FidelityFX ainda não chegou para vários títulos que comportam o recurso.

Preço e data de lançamento

A placa tem preço sugerido de 379 dólares, o que é acima do que havia sido vazado, e o que a deixa 50 dólares mais cara que a RTX 3060 e 20 dólares mais barata que a RTX 3060 Ti, que provavelmente tem performance superior a essa placa. Por usar um chip menor pode significar que veremos mais placas desse modelo no mercado, já que quanto menor os chips mais chips é possível se fabricar em apenas um wafer de silício, mas tudo isso vai depender de quantos wafers a AMD alocar para essa placa.

Se tivermos uma quantidade boa de placas talvez essa placa saia um pouco da curva e chegue com um preço mais barato que as demais, principalmente por não ter modelo referência, ou seja as fabricantes como Asus, Gigabyte e outras podem fazer modelos diversos, sendo eles básicos e com apenas uma fan como é o caso de um modelo da ASRock ou até mesmo mais robustos como o modelo vazado no dia de ontem pela Gigabyte, que tem 3 fans e 2,5 slots de espessura.

Mas é claro, isso não depende de nós e vamos precisar esperar até o dia 11 de agosto quando essas placas chegarem para o público, se você ficou interessado pela proposta dessa placa marque o dia 6 de agosto no seu calendário e confira com seu reviewer de confiança se a placa apresenta a performance que você deseja, assim você vai saber se ela atende ou não suas necessidades.


Fonte: AMD

Leia Mais
COMO GRAVAR A TELA DO COMPUTADOR COM O WINDOWS 10