Segundo reportagem feita pelo GI.biz um processo foi aberto contra a EA em uma corte da Califórnia, alegando que a EA usa seu algoritmo de Dificuldade Dinâmica nos jogos FIFA, Madden NFL e NHL para manter a dificuldade da IA que é seu oponente no jogo o mais competitiva possível, mantendo os jogadores interessados no jogo.
O processo também alega que com essa dificuldade dinâmica já que o jogo sempre vai ficar mais difícil, isso forçaria os jogadores a comprar mais loot boxes a fim de adquirir jogadores melhores para o seu time e assim conseguir ganhar, no processo diz “Isso é um ciclo que se auto-perpetua que beneficia a EA em detrimento dos jogadores dos jogos da EA Sports, já que o algoritmo de Dificuldade Dinâmica faz o jogador acreditar que seu time é menos habilidoso do que ele realmente é fazendo os jogadores comprar mais pacotes para melhorar seu time e se tornar mais competitivos”.
A EA já se pronunciou e disse que “Essas acusações são infundadas e não representam nossos jogos”, a EA disputará esse processo na corte. A EA já enfrentou alguns processos sobre loot boxes em outros jogos como no Star Wars Battlefront II, ficamos no aguardo para ver o que se dará neste caso.