Há pouco tempo a Asus se pronunciou oficialmente dizendo que iria aumentar o preço das suas placas de vídeo e placas mãe, devido ao aumento no custo dos componentes. Isso incomodou muito os consumidores brasileiros que já estão se deparando com esse aumento desde o começo da Pandemia. Placas de vídeo, processadores e memórias tiveram uma alta no preço devido à desvalorização do real frente ao dólar e, também, a escassez de componentes. Mas esse anúncio da Asus tem um motivo, e infelizmente, é provável que veremos as outras empresas se pronunciando também.
De acordo com o New York Times, as isenções de tarifas de importação chinesas expiraram com a chegada do novo ano – 2021, e podemos esperar que as tarifas serão de 7,5% a 25%, o que aumentará e muito os custos dos componentes. Um usuário do Reddit notou que o MSRP (“Preço Sugerido pelo Fabricante”) irá aumentar cerca de US $ 80,00 para cada grande fabricante de Placa de vídeo, como ASUS, GIGABYTE, PNY, Zotac, etc.; portanto, esperamos que o ajuste no valor final dos componentes de outras empresas ocorra, assim como a ASUS fez. Infelizmente, essas isenções não irão afetar apenas as placas de vídeo. Isso irá afetar também as outras peças do nosso PC, como placa-mãe, SSD’s, fontes e gabinetes.
O lado positivo disso tudo é que essa situação foi criada devido a “guerra comercial” entre a China e o governo Trump. Com a atual troca de poder na Casa Branca, esperamos que o atual governo possa acalmar ou até mesmo encerrar essa guerra de vez. Até porquê, quem mais se prejudica somos nós que já sofremos com a desvalorização do real e os impostos, e a última coisa que precisamos, no momento, é esse aumento nos preços.