Gráfico Integrado e dual channel

Gráfico Integrado: Por que você PRECISA usar seu PC em Dual Channel?

Usar dois módulos de memória RAM com processadores que tenham gráfico integrado é uma das dicas mais valiosas que qualquer um pode receber. Mesmo que o PC funcione apenas com um pente de memória RAM, o desempenho quando colocamos dois módulos é sensivelmente superior. Neste artigo, vamos explorar o motivo pelo qual o Dual Channel é essencial para garantir o melhor desempenho possível nos gráficos integrados.

Um processador com gráfico integrado utiliza a memória RAM do seu computador como memória de vídeo, assim como uma placa de vídeo dedicada utiliza sua própria memória VRAM. Por esse motivo, os gráficos integrados da AMD, que são os mais fortes nesse aspecto, acabam utilizando uma parcela considerável da sua memória RAM. Por exemplo, se você possui 8 GB de RAM, um gráfico integrado poderá consumir cerca de 2 GB, deixando apenas 6 GB disponíveis para o restante do sistema.

Por que é importante que o Dual Channel seja utilizado? 

Antes de qualquer coisa, precisamos explicar o que é um Dual Channel. Montar uma configuração com Dual Channel significa utilizar dois pentes de memória RAM na sua placa-mãe para ampliar o número de canais e quantidade de memória total do sistema. Quando você utiliza esses dois pentes de memória, ambos são acionados ao mesmo tempo e a memória DDR (Double Data Rate) é capaz de enviar duas informações de uma só vez.

Isso faz com que o gráfico integrado funcione de forma mais rápida, resultando em um desempenho superior. Alguns podem se perguntar se um pente de 8 GB não seria melhor do que dois pentes de 4 GB, afinal, a quantidade total de RAM seria a mesma. Isso não é verdade pois o que mais importa nesse caso é o número de “canais de comunicação” que vão existir entre a placa-mãe e as memórias RAM e não o total de gigabytes que a memória consegue armazenar temporariamente. Claro que a quantidade total de memória RAM importe, mas a diferença que mais importa está na velocidade de acesso aos dados proporcionada pelo Dual Channel.

Então o Dual Channel (2x8GB) é melhor que Single Channel (1x16GB)?

Exatamente, mesmo com a mesma quantidade total de RAM, o Dual Channel ainda supera o pente único em desempenho, devido ao acionamento simultâneo dos canais de comunicação.

Com base nos testes realizados, foi possível comprovar que o Dual Channel faz uma enorme diferença nos jogos. Os games testados foram CS:GO, Fortnite e GTA V. Quando utilizando o Dual Channel, os jogos apresentaram FPS mais estáveis e superiores em comparação com o uso de apenas um pente de memória.

No Fortnite percebemos um ganho de quase 20 FPS na comparação entre o Single Channel e o Dual Channel. Já no CSGO esse ganho é ainda maior, cerca de 50 FPS a mais em um PC com dois pentes de memória RAM. No GTA V, um jogo que exige mais da GPU do que da CPU, percebemos um ganho de 40 FPS na comparação entre os dois cenários.

Fortnite (2x8GB)

Fortnite (1x8GB)

CS:GO (2X8GB)

CS:GO (1X8GB)

GTA V

Conclusão

Se você está planejando montar um PC com gráfico integrado para jogar, lembre-se da importância do Dual Channel. Embora a diferença entre 2×4 GB e 2×8 GB atualmente seja pequena em termos de preço, a melhoria de desempenho é significativa. Portanto, optar por 2×8 GB desde o início ou, se necessário, adicionar mais um pente no futuro, é a melhor opção para garantir a melhor experiência possível nos seus jogos.

Os principais processadores com gráfico integrado que existem no mercado são da plataforma AM4, principalmente o Ryzen 5 3200G, Ryzen 5 4600G, Ryzen 5 5600G e Ryzen 7 5700G. Mesmo não sendo usual, todos os processadores da nova geração da AMD (AM5) também vem com gráfico integrado, contudo, eles tem um gráfico integrado consideravelmente inferior aos processadores AM4.

Neste artigo você consegue entender melhor a diferença entre um Ryzen 5 4600G e um Ryzen 5 5600G, os principais processadores com GPU integrada do mercado.

Leia Mais
Rumores indicam que as novas RTX 4000 e RX 7000 devem consumir mais de 400W