Como a Mineração Está “Minando” o Mercado Gamer

Desde o começo da Pandemia, vimos os valores das peças de computador irem aumentando gradativamente. A princípio, o que estava dando mais impacto nesse aumento era a valorização do dólar frente ao real e o começo da escassez das peças de computador, já que muitas pessoas passaram a ficar em casa e precisaram de um notebook ou até mesmo de um PC completo.

Mas o problema começou de verdade quando, também por conta da Pandemia, muitos voltaram a investir em criptomoedas, que são, basicamente, um dinheiro digital descentralizado, baseado na tecnologia de Blockchain. As versões mais conhecidas dessas moedas são o Bitcoin e o Ethereum, mas existem mais de 5.000 criptomoedas diferentes em circulação, de acordo com o site CoinLore.

E desde então a mineração tem virado uma verdadeira febre, porque muitos viram como uma alternativa para conseguir a sua renda. Até mesmo empresas especializadas em outras atividades se transformaram em empresas de mineração.

 Tudo isso tem afetado o público gamer que tem visto os preços das placas de vídeo aumentarem astronomicamente. E isso ocorre, porque, para criar os “rig de mineração”, é necessário a utilização de placas de vídeo. E quanto mais placas de vídeo você tiver, mais criptomoedas você consegue “extrair”.

Por conta disso, tem ocorrido uma grande escassez dessas placas. O desespero tem sido tanto que até notebooks estão sendo utilizados para mineração. Antes mesmo das placas saírem da fábrica, já tem uma fila de mineradores prontos para comprá-las, e nós acabamos sendo os últimos dos últimos nessa fila.

Infelizmente, não tem como sabermos ao certo quanto tempo isso ainda vai durar. Mas podemos ter certeza que o valor das placas de vídeo só vão voltar ao normal quando a “bolha da criptomoeda estourar”. Até lá, esperamos que tanto a NVIDIA como a AMD consigam normalizar a produção de placas de vídeo e, assim, pelo menos, estabilizar o mercado que necessita desesperadamente desse item.

Leia Mais
Simulação da nova RX 6600 não-XT mostra performance similar a RTX 3060