No último domingo o Canal Gamers Nexus publicou um Vídeo demonstrando que no novo Ryzen R5 5600x, se você utilizar 4 pentes de memória ao invés de 2 você pode ter até 10% de ganho de FPS em jogos.
Primeiro Steve Burke, o apresentador do canal, demonstrou que diferença de capacidade nesse caso não seria um problema pois os testes usariam no máximo os 16GB de 2 pentes, e utilizando os mesmos timings de latência, frequência e usando o mesmo kit mas variando entre 2 e 4 pentes, vemos uma diferença constante de 2% a 5% e chegando a 10% em alguns casos o que é significativo, e tal diferença pode tornar um jogo que antes estava sofrendo para alcançar os 60 FPS ou 144 FPS e o deixar mais tangível a ser jogado.
Isso levanta uma questão importante quando o quesito é upgrade de memória, pois muitas pessoas às vezes optam por pegar apenas 2 pentes, pensando no upgrade futuro e muitas vezes ficam estagnadas nesta quantidade de módulos.
Aqui mesmo no DICASPC o Giancarlo já publicou um artigo bem completo sobre os ganhos com a arquitetura ZEN2, os processadores Ryzen 3000.