5 Dicas para você escolher seu Mouse Gamer

Se você joga, sem dúvida uma das peças mais importantes da sua gameplay é seu Mouse, e ele pode fazer uma grande diferença no resultado das suas partidas, e no conforto de não ficar com a mão doendo por usar muito ele. Nessas dicas você vai aprender a como escolher o Mouse ideal para você arrebentar em qualquer jogo. Vamos lá?

1.  Defina qual é o seu Grip

Basicamente o Grip é a pegada, como que você segura o mouse, existem 3 tipos mais comuns: o Palm, o Claw e o Fingertip.

Imagem: Overclockers.uk

Não se preocupe que nisso não existe certo ou errado, é apenas uma questão de preferência e estilo de jogo.

Começando com o Palm, pessoas que usam Palm gostam de mouses relativamente grandes para suas mãos, normalmente os mouses para palm têm pegadas bem definidas, sendo curvados e com um formato que é fácil para abraçar a mão nele.

Indo para o Claw, normalmente quem usa Claw gostam de mouses menores, principalmente em comprimento, se você usa Claw você procura um mouse com altura de botões média e com a parte de trás do mouse bem elevada, fazendo contato com ambas.

Já o Fingertip é para pessoas que gostam de mouses menores no geral, ou que tem mãos muito grandes, o mouse ideal para esse tipo de pessoa é justamente mouses mais baixos e normalmente mais compridos do que largos.

2.  Encontre o Tamanho correto

Uma das partes mais difíceis é encontrar não só o mouse com todas as features que você quer mas que seja do tamanho certo, ter um mouse com um tamanho correto, vai te proporcionar menos dores nas mãos, e mais precisão na sua jogatina. Mas como encontrar o tamanho correto para o seu mouse? Simples, pegue a palma da sua mão junta, e em uma folha trace o contorno como na imagem abaixo:

Após isso meça a distância entre o seu dedo médio e o fim da sua palma e anote, depois pegue a medida entre o meio do dedão e a junta do mindinho, anotou? Bom, a minha mão é 21cm de comprimento e 10.2cm de largura, agora para achar o mouse ideal, tenho que multiplicar por 0.6 se minha pegada for Claw ou Fingertip, e por 0.55 se minha pegada for Palm, como minha pegada é Fingertip, multiplicando, tenho 12.6cm e 6.12cm agora quando eu for buscar um mouse, o tamanho dele tem que ser esse: 12.6cm de comprimento e 6.12cm de largura, claro, você pode pegar meio centímetro a mais ou a menos, mas com esse número é certeza que você terá o tamanho certo.

3.  Sensor

Imagem: Zowie

Se você já deu uma pesquisada sobre mouses já deve ter se deparado com números como 12.000 DPI e coisas assim, esse número é a resolução do sensor, e por incrível que pareça não é tão importante assim, a maioria das pessoas usa de 800 a 3600 DPI, para você gamer você tem que prestar atenção na qualidade do sensor, por exemplo, os mais famosos são os Pixart nessa marca temos os PWM 3360, 3389, 3310, 3325, entre outros, a Logitech tem os próprios sensores o Hero, o mesmo vale para a Razer.

Também é importante verificar o Polling rate que é medido em Hz, todos os bons sensores tem como trocar entre 1000/500/125Hz.

4.  Switches

Outra coisa importantíssima é os Switches presentes no mouse que você vai comprar, marcas conhecidas são a Huano e a Omron, agora também existem switches Ópticos que previnem coisas como double clicks de acontecerem, é ideal que você veja não só as switches dos botões principais como também do Scroll e dos botões laterais, assim você terá precisão não importa qual botão usar.

5.  Peso

Cada vez mais o peso de mouses está se tornando algo mais relevante, com gamers de todas as partes clamando por mouses mais leves, para ter uma gameplay afiada e sem cansar é importante ver o peso do mouse que você está comprando, hoje em dia tudo que pesa mais de 100g é mal visto pela comunidade gamer em geral, mas isso é no final das contas uma questão de preferência, mas para cansar menos é recomendado mouses mais leves.

Dica Bônus: Mouse Wireless vale a pena?

Cada vez mais estamos vendo surgir mais mouses wireless no mercado, e a pergunta que todo mundo se faz é se vale a pena, mouses sem fio tendem a ser mais confortáveis justamente pela ausência do fio que dependendo da configuração da sua mesa pode ficar preso, ou enroscar em alguma coisa, com mouses sem fio não existe esse problema e não temos mais que no preocupar com latência ou problemas de sinal, os mouses sem fio de hoje são tão bons quanto os com fio nesses quesitos, o problema deles é que são bem mais caros, mas se você tem o dinheiro para investir no mouse, mouses sem fio são uma ótima pedida.

Gostou das dicas? Qual mouse você usa hoje? Pensa em trocar? Deixe aqui nos comentários.

Leia Mais
CEO da Nvidia diz que estoques ainda serão limitados em boa parte de 2022