A escolha do processador é a decisão mais importante que você precisa fazer. Já que ela direciona o caminho que você vai seguir; seja escolhendo a placa mãe, como até mesmo a placa de vídeo que combine melhor, de uma forma que não ocorra muito gargalo. Com isso em mente, eu decidi trazer 3 motivos para escolher os processadores da AMD e, assim, ajudar vocês nessa escolha.
PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS
É impossível falar da AMD sem comentar sobre os preços dos seus produtos. A empresa sempre trouxe processadores mais baratos do que a sua concorrente. O que pode fazer alguns pensarem que, por conta disso, seus produtos não tenham qualidade. Mas a verdade é que a AMD traz um preço mais “justo” e entrega performance muito boas.
Na verdade, a ideia da empresa, desde o lançamento dos FX, era poder trazer processadores com mais núcleos e que não fossem tão caros. Claro que, infelizmente, a ideia não teve um retorno muito positivo na época, já que, embora os FX eram processadores com mais núcleos, eles tinham uma performance muito baixa e um consumo energético muito alto, o que fazia com que esses processadores esquentassem bastante.
Com o lançamento dos Ryzen, em 2017, tudo isso mudou. A empresa conseguiu trazer um ótimo custo-benefício, entregando processadores com mais núcleos e ótimas performances. E, ainda hoje, tem sido o preferido de muitos.
PROCESSADORES COM MAIS NÚCLEOS
Hoje em dia, só temos processadores six-core e octa-core na linha mainstream, graças aos esforços da AMD. Se fosse pela sua concorrente, talvez até hoje teríamos apenas processadores quad-core.
As vantagens que os Ryzen trouxeram não para por aí. A competição fez com que ambas as empresas se esforçassem mais e mais para melhorar a qualidade de seus produtos. Seja com mais núcleos ou com clock’s mais altos.
O resultado foi que, hoje, vemos um processador com 16 núcleos e 32 threads sendo mais acessível do que há 3 anos.
MARGEM PARA UPGRADE
Com certeza uma das coisas mais chatas que passamos quando compramos o nosso computador, é saber que, se quisermos trocar de processador, precisamos trocar de placa mãe. Pensando nisso a AMD, no lançamento dos Ryzen, prometeu suporte ao socket AM4 até 2020. Isso permitiu que a mesma pessoa que comprou o Ryzen 5 1600 em 2017, pode fazer upgrade para o Ryzen 5 3600, que foi lançado em 2019.
Ou seja, se você pretende comprar um Ryzen 5 1400 e futuramente trocar por um Ryzen 9 3900X, ou até mesmo o Ryzen 9 3950X, você pode. Claro que, para isso, é indicado comprar uma placa mãe que te dê suporte à quantidade de núcleos que esses processadores oferecem, sendo a melhor escolha uma placa mãe de chipset X570.
Sendo fã de AMD ou Intel, o fato é que a AMD tem dominado o mercado nos últimos anos. E isso tem se dado pelos motivos listados acima. Se você é novo e sem muita experiência, eu recomendo que você dê uma olhada nesses processadores. Tenho certeza que você não vai se arrepender!