Por que muitos FPS para jogos de E-Sports?
Por que muitos FPS para jogos de E-Sports?

Por que muitos FPS para jogos competitivos?

Você já deve ter escutado muitas vezes que quanto mais FPS, melhor, e será que isso é realmente uma verdade, você aumenta seu nível competitivo se passar de uma gameplay de 60 FPS para 300 FPS?
Vamos entender alguns conceitos básicos para facilitar o conceito geral do artigo.

O que é FPS?

Frames per second. Em tradução literal, frames por segundo, ou seja, é a quantidade de quadros gerados no intervalo de 1 segundo.
E abaixo podemos ver a diferença entre 3 situações, 15 FPS, 30 FPS e 60 FPS.

O que é Frametime?

É o tempo de intervalo de um quadro para o outro, dentro desse segundo.
Logo, quanto mais FPS, menor vai ser o tempo de intervalo desses quadros gerados.

Exemplo: Em uma gameplay sendo jogada a 60 FPS, vamos ter um frametime de 16,66ms. Já em uma gameplay rodando a 300FPS o intervalo entre os quadros (frametime) é de 3,33ms.
Ficou claro que quanto mais FPS eu tenho na minha gameplay menor é o frametime.

Então respondendo a pergunta, quanto mais FPS, minha jogatina fica mais competitiva?
– Sim, quanto maior o FPS, sua gameplay fica mais fluída, os FPS sendo gerados de maneira constante e mantendo o frametime o mais baixo possível você terá uma experiencia melhor do que se estivesse rodando o game com menos quadros.

A taxa de atualização do meu monitor é de 60Hz, ou seja, só mostra até 60 quadros por segundo, mesmo assim vou ter vantagem?
– Sim, seu monitor vai te entregar apenas 60 quadros por segundo, porem o frametime seguirá a quantidade de quadros gerados pelo seu PC, e com o frametime baixo a gameplay ficará mais fluída, aumentando seu nível de competitividade.
Mas se você tiver um monitor 144Hz+, além da vantagem do frametime menor, você ainda poderá aproveitar melhor a quantidade de quadros gerada pelo PC. Assim aumentando ainda mais o seu nível de gameplay.

Lembrando que monitor e PC são apenas algumas das peças chaves para essa competitividade, é sempre bom investir em periféricos que priorizam a precisão. Pois não vai adiantar de nada o jogo estar rodando a 300 FPS+ se o seu mouse tiver um sensor impreciso.

Leia Mais
Assassin’s Creed Valhalla Está Quebrando Recordes Para a Ubisoft