Como escolher um PC GAMER para eSports?
Como escolher um PC GAMER para eSports?

Como escolher um PC GAMER para eSports?

Com o crescimento em grande escala dos esports, a procura pelo PC GAMER ideal para os jogos competitivos acompanhou a demanda.
E você, saberia montar um PC GAMER para jogar o seu game favorito de forma competitiva?

Para atingirmos um nível competitivo principalmente nos jogos que exigem mais velocidade, como por exemplo: jogos de FPS e Battle Royale, precisamos de um framerate (FPS) bem alto, para manter o intervalo de quadros gerado o mais baixo possível.

E como alcançar esse objetivo? A grosso modo a explicação é simples, a placa de vídeo é responsável por gerar os quadros para que o processador possa instruir, claro, com o auxílio da memória RAM.
Então eu já sei, placa de vídeo parruda com um baita processador! Sim, resolveria todos os problemas, mas vamos encontrar o meio termo para os principais games competitivos.
Quero te mostrar listando os principais jogos de FPS, BATTLE ROYALE e MOBA, como você deve se comportar na escolha das peças do seu PC, para qual componente você deve dar mais atenção para cada game.

Counter Strike – Global Ofensive (FPS)

Como montar um pc para CS:GO

O Counter Strike Global Ofensive é um dos jogos de e-sports mais jogados em todo mundo. Não é um jogo recente, que o torna um jogo relativamente leve, porém recebe atualizações pontualmente.
Como disse anteriormente, precisamos de um framerate alto para manter o nível de competitividade maior, e para esse propósito a maioria dos players jogam com o preset gráfico no “low”, que facilita mais ainda o trabalho da placa de vídeo.
Outra característica do CSGO é a baixa utilização de núcleos do processador, basta um processador de 4 núcleos para jogar bem o game.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Core I5 9600KF (OC 5GHz)
WC: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite 120mm
Placa mãe: Asus TUF Z390-Pro Gaming
Placa de Vídeo: Inno3D GeForce GTX 1650 Super Twin X2 OC
Memória RAM: 2x4GB 3000Mhz Corsair Vengeance LPX
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 500

Considerações: A GTX 1650 Super tem condições de gerar quadros suficientes que façam o i5 9600K limitar a performance. O six-core com o melhor IPC ( instrução por ciclos de clock) do mercado atual e que chega facilmente nos seu 5GHz. Isso o torna o melhor CxB para quem quer o máximo desempenho no CSGO. E é claro que se você não é somente player de CSGO, pode considerar o aumento da placa de vídeo, por exemplo para uma GTX 1660 Super.

Rainbow Six Siege (FPS)

Como montar um pc para RAINBOW SIX

O Rainbow Six Siege é um game razoável com relação ao impacto na placa de vídeo, em contrapartida é extremamente exigente de núcleos e threads do processador.
Outro ponto que você precisa se alertar é com o preset gráfico do jogo, como você vai se adaptar, é bem dividida a preferência de quem joga no mínimo ou máximo do jogo.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Ryzen R5 3600 (OC 4,2Ghz)
Placa mãe: ASRock B450M Steel Legend
Placa de Vídeo: Galax Geforce RTX 2060 OC Dual
Memória RAM: 2x8GB Geil Super Luce RGB 3000MHz
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 600

Considerações: RTX 2060 6GB vai ter o custo x benefício para atender os dois extremos do preset gráfico, o máximo e o mínimo do jogo. E a justificativa da escolha do Ryzen 5 3600 é simples, o Rainbow Six precisa mais do que 6 núcleos e 6 threads para o funcionamento bom e contínuo, e acima disso no lado da Intel o que temos é o I7 8700k ou 9700k, que na minha opinião não vale o investimento, já que o 6N/12T da AMD entrega um excelente resultado com quase R$1000,00 a menos só com processador.

PUBG (Battle Royale)

Como montar um pc para PUBG

Esse é o game dessa lista que tem o maior peso para a placa de vídeo, mas como se trata de um jogo com mapa aberto e diversos players online no mesmo mapa, não podemos abrir mão de um processador com pelo menos 6 núcleos.
PUBG também é um game que muitos players jogam com preset personalizado, por isso não abro mão de entregar uma grande quantidade de FPS tanto no preset mínimo quanto no máximo.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Ryzen R5 3600 (OC 4,2Ghz)
Placa mãe: ASRock B450M Steel Legend
Placa de Vídeo: PowerColor Radeon Navi RX 5700 XT Red Dragon
Memória RAM: 2x8GB Geil Super Luce RGB 3000MHz
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Gamdias Kratos M1 750W RGB, 80 Plus Bronze

Considerações: Com a escolha do Core i5 9600K no lugar do Ryzen 5 3600, teríamos um framerate maior, porém não constante, por ser um processador que não trabalha com 2 threads por núcleo, com horas de jogatina contínua o processador atingiria seus 100% de utilização, causando instabilidade na gameplay.

Fortnite (Battle Royale)

Como montar um pc para Fortnite

Jogo gratis, sucesso mundial, vamos montar um PCzão pra Fortnite? O bom é que vai ser bem fácil, pois o game é muito bem otimizado, mesmo sofrendo atualizações constantes, o game pesa de uma forma muito razoável tanto para o processador como para a placa de vídeo. Então nos dá a opção de explorar o custo x benefício do six-core a Intel.
Os players de Fortnite na sua grande maioria jogam com o preset todo no mínimo, alguns colocam o “campo de visão” no épico, o que não tem muito impacto, por isso escolhi a GTX 1660 Super, que entrega muitos quadros e não limitará a jogatina.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Core I5 9600KF (OC 5GHz)
WC: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite 120mm
Placa mãe: Asus TUF Z390-Pro Gaming
Placa de Vídeo: Gainward GeForce GTX 1660 Super Ghost Dual
Memória RAM: 2x8GB Geil Super Luce RGB 3000MHz
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 600

Considerações: Como disse anteriormente, é um jogo muito bem otimizado, é um game que não oscila durante a gameplay, nos meus testes com esse kit, obtive médias entre 350 e 400 FPS com preset mínimo do jogo. Se joga com preset mais alto estude a possibilidade de aumentar a placa de vídeo.

LOL e DOTA 2 (MOBA)

Como montar um pc para LOL

Entraram juntos porque são bem semelhantes no quesito performance, dessa lista são os mais leves. A máquina que entrou como recomendada vai rodar os dois games com uma certa folga, mesmo com o preset máximo dos games. Coloquei a RX 570 4GB por já estar nas suas últimas e aparecendo com excelente custo x benefício, tendo em vista que será substituída logo em breve pela RX 5500.

Mais que o suficiente para os games citados, 8GB de RAM, optei pelo “4+4” para mais estabilidade com o dual channel ativado, aproveitando que a nossa placa mãe nos fornece 4 slots para as memórias.
Aproveitei a baixa dos preços da segunda geração dos processadores Ryzen e coloquei um Ryzen 7 2700, um processador de 8 Núcleos e 16 Threads, vamos ter uma longevidade grande com esse processador, fazendo apenas um UPGRADE de placa de vídeo alcançamos altos presets e altas resoluções. Lembrando que a utilização de processador do LOL e Dota 2 é relativamente baixa, logo teremos sobra pra fazer uma LIVESTREAM de qualidade utilizando o processador para transmitir.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Ryzen R7 2700 Stock
Placa mãe: ASRock B450M Steel Legend
Placa de Vídeo: XFX Radeon RX 570 4GB OC+ RS XXX Edition
Memória RAM: 2x4GB 3000Mhz Corsair Vengeance LPX
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 500

Considerações: Deixando de lado o fato que foi uma máquina montada para atender LOL e DOTA 2 em FullHD com preset máximo, não posso deixar de comentar que é um PC com um dos maiores custo x benéfico para gamer casual, pra quem busca uma qualidade muito razoável no FullHD 60 FPS, na grande maioria dos jogos, incluindo os lançamentos. 

Leia Mais
Nova DLC do Cuphead também é adiada para 2021