Como escolher um PC GAMER para eSports?
Como escolher um PC GAMER para eSports?

Como escolher um PC GAMER para eSports?

Com o crescimento em grande escala dos esports, a procura pelo PC GAMER ideal para os jogos competitivos acompanhou a demanda.
E você, saberia montar um PC GAMER para jogar o seu game favorito de forma competitiva?

Para atingirmos um nível competitivo principalmente nos jogos que exigem mais velocidade, como por exemplo: jogos de FPS e Battle Royale, precisamos de um framerate (FPS) bem alto, para manter o intervalo de quadros gerado o mais baixo possível.

E como alcançar esse objetivo? A grosso modo a explicação é simples, a placa de vídeo é responsável por gerar os quadros para que o processador possa instruir, claro, com o auxílio da memória RAM.
Então eu já sei, placa de vídeo parruda com um baita processador! Sim, resolveria todos os problemas, mas vamos encontrar o meio termo para os principais games competitivos.
Quero te mostrar listando os principais jogos de FPS, BATTLE ROYALE e MOBA, como você deve se comportar na escolha das peças do seu PC, para qual componente você deve dar mais atenção para cada game.

Counter Strike – Global Ofensive (FPS)

Como montar um pc para CS:GO

O Counter Strike Global Ofensive é um dos jogos de e-sports mais jogados em todo mundo. Não é um jogo recente, que o torna um jogo relativamente leve, porém recebe atualizações pontualmente.
Como disse anteriormente, precisamos de um framerate alto para manter o nível de competitividade maior, e para esse propósito a maioria dos players jogam com o preset gráfico no “low”, que facilita mais ainda o trabalho da placa de vídeo.
Outra característica do CSGO é a baixa utilização de núcleos do processador, basta um processador de 4 núcleos para jogar bem o game.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Core I5 9600KF (OC 5GHz)
WC: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite 120mm
Placa mãe: Asus TUF Z390-Pro Gaming
Placa de Vídeo: Inno3D GeForce GTX 1650 Super Twin X2 OC
Memória RAM: 2x4GB 3000Mhz Corsair Vengeance LPX
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 500

Considerações: A GTX 1650 Super tem condições de gerar quadros suficientes que façam o i5 9600K limitar a performance. O six-core com o melhor IPC ( instrução por ciclos de clock) do mercado atual e que chega facilmente nos seu 5GHz. Isso o torna o melhor CxB para quem quer o máximo desempenho no CSGO. E é claro que se você não é somente player de CSGO, pode considerar o aumento da placa de vídeo, por exemplo para uma GTX 1660 Super.

Rainbow Six Siege (FPS)

Como montar um pc para RAINBOW SIX

O Rainbow Six Siege é um game razoável com relação ao impacto na placa de vídeo, em contrapartida é extremamente exigente de núcleos e threads do processador.
Outro ponto que você precisa se alertar é com o preset gráfico do jogo, como você vai se adaptar, é bem dividida a preferência de quem joga no mínimo ou máximo do jogo.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Ryzen R5 3600 (OC 4,2Ghz)
Placa mãe: ASRock B450M Steel Legend
Placa de Vídeo: Galax Geforce RTX 2060 OC Dual
Memória RAM: 2x8GB Geil Super Luce RGB 3000MHz
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 600

Considerações: RTX 2060 6GB vai ter o custo x benefício para atender os dois extremos do preset gráfico, o máximo e o mínimo do jogo. E a justificativa da escolha do Ryzen 5 3600 é simples, o Rainbow Six precisa mais do que 6 núcleos e 6 threads para o funcionamento bom e contínuo, e acima disso no lado da Intel o que temos é o I7 8700k ou 9700k, que na minha opinião não vale o investimento, já que o 6N/12T da AMD entrega um excelente resultado com quase R$1000,00 a menos só com processador.

PUBG (Battle Royale)

Como montar um pc para PUBG

Esse é o game dessa lista que tem o maior peso para a placa de vídeo, mas como se trata de um jogo com mapa aberto e diversos players online no mesmo mapa, não podemos abrir mão de um processador com pelo menos 6 núcleos.
PUBG também é um game que muitos players jogam com preset personalizado, por isso não abro mão de entregar uma grande quantidade de FPS tanto no preset mínimo quanto no máximo.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Ryzen R5 3600 (OC 4,2Ghz)
Placa mãe: ASRock B450M Steel Legend
Placa de Vídeo: PowerColor Radeon Navi RX 5700 XT Red Dragon
Memória RAM: 2x8GB Geil Super Luce RGB 3000MHz
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Gamdias Kratos M1 750W RGB, 80 Plus Bronze

Considerações: Com a escolha do Core i5 9600K no lugar do Ryzen 5 3600, teríamos um framerate maior, porém não constante, por ser um processador que não trabalha com 2 threads por núcleo, com horas de jogatina contínua o processador atingiria seus 100% de utilização, causando instabilidade na gameplay.

Fortnite (Battle Royale)

Como montar um pc para Fortnite

Jogo gratis, sucesso mundial, vamos montar um PCzão pra Fortnite? O bom é que vai ser bem fácil, pois o game é muito bem otimizado, mesmo sofrendo atualizações constantes, o game pesa de uma forma muito razoável tanto para o processador como para a placa de vídeo. Então nos dá a opção de explorar o custo x benefício do six-core a Intel.
Os players de Fortnite na sua grande maioria jogam com o preset todo no mínimo, alguns colocam o “campo de visão” no épico, o que não tem muito impacto, por isso escolhi a GTX 1660 Super, que entrega muitos quadros e não limitará a jogatina.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Core I5 9600KF (OC 5GHz)
WC: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite 120mm
Placa mãe: Asus TUF Z390-Pro Gaming
Placa de Vídeo: Gainward GeForce GTX 1660 Super Ghost Dual
Memória RAM: 2x8GB Geil Super Luce RGB 3000MHz
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 600

Considerações: Como disse anteriormente, é um jogo muito bem otimizado, é um game que não oscila durante a gameplay, nos meus testes com esse kit, obtive médias entre 350 e 400 FPS com preset mínimo do jogo. Se joga com preset mais alto estude a possibilidade de aumentar a placa de vídeo.

LOL e DOTA 2 (MOBA)

Como montar um pc para LOL

Entraram juntos porque são bem semelhantes no quesito performance, dessa lista são os mais leves. A máquina que entrou como recomendada vai rodar os dois games com uma certa folga, mesmo com o preset máximo dos games. Coloquei a RX 570 4GB por já estar nas suas últimas e aparecendo com excelente custo x benefício, tendo em vista que será substituída logo em breve pela RX 5500.

Mais que o suficiente para os games citados, 8GB de RAM, optei pelo “4+4” para mais estabilidade com o dual channel ativado, aproveitando que a nossa placa mãe nos fornece 4 slots para as memórias.
Aproveitei a baixa dos preços da segunda geração dos processadores Ryzen e coloquei um Ryzen 7 2700, um processador de 8 Núcleos e 16 Threads, vamos ter uma longevidade grande com esse processador, fazendo apenas um UPGRADE de placa de vídeo alcançamos altos presets e altas resoluções. Lembrando que a utilização de processador do LOL e Dota 2 é relativamente baixa, logo teremos sobra pra fazer uma LIVESTREAM de qualidade utilizando o processador para transmitir.

PC Recomendado para o Competitivo:
Processador: Ryzen R7 2700 Stock
Placa mãe: ASRock B450M Steel Legend
Placa de Vídeo: XFX Radeon RX 570 4GB OC+ RS XXX Edition
Memória RAM: 2x4GB 3000Mhz Corsair Vengeance LPX
Armazenamento: SSD 480 GB Kingston
Fonte: Cougar VTC 500

Considerações: Deixando de lado o fato que foi uma máquina montada para atender LOL e DOTA 2 em FullHD com preset máximo, não posso deixar de comentar que é um PC com um dos maiores custo x benéfico para gamer casual, pra quem busca uma qualidade muito razoável no FullHD 60 FPS, na grande maioria dos jogos, incluindo os lançamentos. 

Leia Mais
9900k 3900x 3800x 3700x
3900X vs 9900K e 3700X vs 3800X | Testes com overclock!