Montar um PC Gamer não é uma tarefa fácil, ainda mais se você não tem conhecimento na área. Em fóruns e grupos do Facebook é possível encontrar milhares de dicas do que fazer na hora de montar o seu, mas queremos mostrar o outro lado, o que ninguém cita. O que você não deve fazer!
1 – Investir em componentes fora da ordem de prioridade
Quando montamos um PC Gamer, o foco será o desempenho nos jogos, certo? Então o que temos de mais importante no PC que vai nos dar mais performance na nossa jogatina?
- Placa de vídeo – Que é responsável por desenhar, renderizar todos os quadros dos jogos. Ela que vai nos entregar o famoso FPS (Quadro por segundo).
- Processador – Que é responsável por instruir os quadros gerados pela placa de vídeo.
- Memória RAM – Auxilia o processador no processo de instrução.
- Placa mãe – Responsável por interligar todos os componentes citados acima e outros.
Logo quando você tem um orçamento limitado, não faz sentido investir, por exemplo, em uma placa mãe topo de linha, sendo que não vai te sobrar recurso para o restante dos componentes. Sabendo equilibrar, faça o investimento no que realmente vai te dar desempenho.
2 – Ignorar a temperatura dos seus componentes
O que você precisa saber é que altas temperaturas limitam a performance do se PC, principalmente do seu processador. Então é fundamental que se atente a isso.
- Gabinete – Dê preferencia a gabinetes com uma boa ventilação, se possível opte pelos maiores modelos, vai ter um maior espaço para a circulação do ar. Umas ventoinhas bem direcionadas ajudam bastante na refrigeração.
- Processador – É fundamental que o mesmo trabalhe em boas temperaturas para manter um bom desempenho. Uma boa temperatura fica na casa dos 40º ~ 75º, mais que isso você já pode considerar investir em um sistema de refrigeração mais robusto, por exemplo, um Water Cooler ou Air Cooler mais eficiente.
3 – Ignorar a potência e eficiência da fonte de alimentação
A função da fonte é transformar a corrente alternada da tomada em corrente contínua já nas tensões corretas, usadas pelos componentes. Ou seja, uma fonte de qualidade é fundamental para o bom andamento do seu PC, sem desperdício de energia e sem colocar seus componentes em risco. Marcas como Corsair, Riotoro, Cooler Master, EVGA e Seasonic, são marcas renomadas no mercado que passam confiança.
4 – Não colocar um SSD
Nos dias de hoje o maior gargalo é no Hard Disk, mais conhecido como HD. Para deixar sua máquina ágil, com uma inicialização tanto do sistema operacional quanto dos softwares, é fundamental a utilização de um SSD como armazenamento do seu PC. Em games não existe ganho de FPS, mas um game instalado em um SSD, tem uma inicialização mais rápida e seus carregamentos demorados se tornam mais ágeis. E em alguns títulos, por exemplo, PUBG e Assassin’s Creed, a estabilidade do jogo melhora.
5 – Comprar montado, não tem problema, mas escolha uma loja especializada
Se você não se sente confiante para montar sua própria máquina, ou não saberia encontrar o equilíbrio dos componentes, não tem problema. Comprar montado é uma opção, mas não esqueça de procurar uma loja especializada em PCs para jogos, eles trabalham com peças atuais e voltadas para o publico gamer.