Como escolher sua Placa Mãe ideal?

Qual Placa Mãe escolher? Essa pergunta assola a todos que vão montar um PC, vale a pena gastar 2, 3x mais em uma placa mãe ou pegar a mais básica e melhorar o processador ou placa de vídeo? Fique tranquilo, depois desse artigo você vai aprender a escolher a placa mãe ideal para você e para o seu bolso.

Chipset: Vale a Pena Pegar o Mais Top?

A520, B550, X570, H410, B460, Z490 esses são os 6 Chipsets mais recentes que temos, os 3 da AMD, os 3 da Intel respectivamente o mais fraco, o médio e o mais forte, mas fica a pergunta, o que muda? Bom, basicamente o que muda é a quantidade de coisas que sua placa mãe pode ter, como por exemplo, portas USB, portas SATA, número de linhas PCI que seu chipset vai ter, e isso vai influenciar em outras features dela, como Wi Fi Integrado e número de conexões PCI por exemplo.

O número de slots de RAM não está diretamente relacionado, porém placas mãe com chipsets mais básicos tendem a ter no máximo 2 slots de RAM. Outro ponto importante é que na plataforma Intel, apenas o mais forte, no caso da décima geração o Z490 tem suporte a overclock, na AMD todos tem.

VRM: Número de Fases e Dissipação da Diferença?

Uma coisa que poucas pessoas conhecem ou apenas ouviram falar é sobre o VRM, que é basicamente o circuito que irá entregar energia ao processador, e esse circuito pode ser mais ou menos robusto, e isso irá influenciar diretamente na capacidade de seu processador operar como deve, atingindo o Boost indicado e também aguentando um overclock e podendo deixar ele mais estável, sem falar que não é recomendado colocar uma CPU top de linha em uma placa mãe com poucos VRMs, isso pode causar com que ela não opere direito e tenha uma vida útil muito menor.

Quanto a Dissipação, ela com certeza da diferença, desde vida útil, aguentar o boost da sua CPU, tudo isso tem haver com a temperatura da VRM, por isso se você optar por uma placa mãe mais básica, invista em proporcionar um air-flow bom para as VRMs um fan traseiro normalmente já ajuda nesse caso.

Tamanho: mITX, mDTX, mATX, ATX e E-ATX

Tamanho nesse caso não é documento, mas sim um fator limitante, existem placas mITX que tem qualidade muito superior a algumas ATX, mas ao mesmo tempo são muito limitadas principalmente em quantidade, poucas portas SATA, apenas 2 slots para RAM, apenas 1 PCI, no máximo 2 M.2 sendo que para isso acontecer um deles fica na parte de traz da placa.

Mas onde quero chegar com isso? Bom, o tamanho da sua placa vai depender da sua necessidade e compatibilidade, por exemplo, você já tem um gabinete, e ele só suporta até mATX, não tem necessidade normalmente de ter que trocar o gabinete apenas para colocar uma placa maior que não vai ter nenhum ganho expressivo para você.

Suporte para RAM: Clock e Slots

Antes de comprar uma placa mãe é importante ver a capacidade dela para RAM, desde quantidade de pentes, velocidade máxima dos pentes com e sem overclock, por exemplo, se você vai só jogar hoje, existem pouquíssimos jogos que demandam mais do que 16GB de RAM, então se você vai pegar uma placa com apenas 2 slots e vai começar com um pente de 8GB não tem que se preocupar, pois quando ocupar o segundo slot ja vai ter os 16GB.

Conclusão

A placa mãe perfeita para você depende do seu uso e o que pretende fazer com o PC, se você é um usuário convencional que não vai pegar o processador mais potente do mundo, na maioria dos casos uma placa simples mas de boa construção vai te suprir sem muitos problemas, e tome cuidado, ir apenas por Chipset por exemplo, não é indicativo da placa ser boa, pesquise bem sobre ela, tem muita X570 que não chega aos pés da construção de algumas B550 por exemplo.

Tiramos suas dúvidas? Ficou alguma? Deixe aqui nos comentários que te ajudamos!

Leia Mais
Comparativo: Ryzen 5600X vs Intel 10900K Quem é o Rei dos Games?