Sempre que compramos um produto novo queremos pagar o menor preço possível e ainda sim procurar algo funcional que atenda nossas necessidades. Quando se trata de mouses para jogos há vários requisitos diferentes a serem atendidos e todos podem variar completamente de pessoa para pessoa e é assim que o mercado vem se dividindo nos últimos anos.
Mas deixando de lado algumas opções bem específicas que somente alguns mouses oferecem e focando nos aspectos mais gerais, o que merece mais a nossa atenção e o que devemos deixar mais de lado em um mouse gamer? É sobre isso que iremos escrever aqui.
Imagem por Augusto Schweickardt
1 – Sensor
Com a evolução da tecnologia, os mouses também evoluíram de várias maneiras e a sua maior evolução foi na parte de sensores. Atualmente sensores de boa performance são facilmente encontrados em mouses de baixo a médio custo, entre R$ 100 e R$ 200, inclusive, você pode até achar sensores topo de linha nesta faixa, algo totalmente impossível até poucos anos atrás.
O sensor recebe nosso primeiro lugar pois é ele quem vai rastrear todo o movimento feito por sua mão e que será transmitido a tela do seu computador, se você tiver um sensor de má qualidade, este rastreio será prejudicado e aparecerão coisas como Jitter, distorções e até não rastrear nada em alguns casos mais extremos.Por causa das razões citadas acima é importante garantir que seu sensor seja no mínimo decente (como um Pixart PMW 3320, 3325, etc) e que ele esteja bem implementado no mouse em questão, para descobrir os sensores, assista e leia reviews dos produtos antes de fazer a compra para certificar-se de que está comprando um produto que lhe traga bons resultados.
Imagem por Augusto Schweickardt
2 – Formato
O segundo aspecto mais importante é o formato, mas por quê? Simples: conforto durante o uso.Você já teve aquela experiência de trocar de mouse e após alguns minutos de uso perceber que sua mão não encaixa nele? Então, isso se dá por conta do formato do mesmo.É de muita importância procurar por mouses que encaixem sua mão e que você tenha conforto de uso durante sua jogatina, ter dores em certas regiões da mão não é nada bom e pode ocasionar lesões, algo que não é nada bom e que pode ser evitado por, por exemplo, comprar o mouse com a pegada correta para você.
Deixo a imagem acima para guiar vocês nesta parte, peguem o mouse, usem, observem como e qual a posição usada na hora de segurar ele e se fica confortável na sua mão. Recomendo fortemente ir em uma loja de informática – se possível – e testar os mouses por vocês mesmos, afinal cada um é diferente e há inúmeras variáveis como comprimento, altura, largura, peso e outras que definem o quão confortável um mouse é.
3 – Qualidade de acabamento Interno/Externo
O terceiro e último aspecto desta lista é o acabamento, tanto o interno quanto o externo, essa parte garante um mouse gamer que irá durar anos e não apresentará problemas nos primeiros meses de uso.O acabamento externo define principalmente a aparência do mouse após meses/anos de uso, a preferência aqui é por superfícies não emborrachadas já que estas costumam ter um aspecto e sensação grudenta mesmo após poucos meses de uso, um preto fosco ou branco glossy dá conta do recado tranquilamente.
Imagem por Augusto Schweickardt
Já no que se refere ao acabamento interno seriam as soldas internas, design de fabricação e material usado no Scroll do mouse, por exemplo. Isso garante com que o mouse sempre funcione perfeitamente e não pare de funcionar de uma hora pra outra porque uma solda quebrou internamente impossibilitando a comunicação do mouse com o computador.
Então estes são os 3 aspectos mais importantes em um mouse focado em jogos, claro que há outros aspectos pessoais que vocês podem (e devem) considerar afinal o mouse será seu e o que importa é sua felicidade.
Agora que você já sabe como escolher o seu mouse gamer, é muito importante combar ele com um mousepad de boa qualidade!