A EVGA está “cobrando” por RMAs mas é por um bom motivo

Para quem não sabe, RMA é o processo de garantia de um eletrônico, portanto se você tiver qualquer problema com sua placa de vídeo, processador, celular, televisor ou qualquer outro tipo de produto eletrônico você vai acabar passando por ele.

A EVGA, ao menos nos Estados Unidos e na Europa, tem um sistema de RMA que se chama RMA Avançado, nele você envia o produto defeituoso ao mesmo tempo que a EVGA te envia o novo e é justamente por esse serviço que a fabricante está “cobrando”. Esse serviço não é algo novo, com a EVGA praticando ele desde a Série GTX 10 da Nvidia, mas começou a “cobrar” mais recentemente, após sua linha de placas ter sido a mais afetada com o problema do New World, com ela tendo que rapidamente trocar muitas placas de vídeo.

Imagem: EVGA

Para você que está pensando, “que absurdo uma empresa cobrar por um RMA”, muita calma, ela não está exatamente cobrando, e sim pedindo um depósito de garantia, para caso você esteja tentando enganar a empresa para receber mais uma placa ou até mesmo receber uma placa nova que você estragou de alguma forma que a garantia não cobre.

Quanto está sendo “cobrado”?

Dessa forma a empresa pode corrigir seu problema mais rapidamente e assim que for constatado que o problema realmente se trata de algo coberto pela garantia a empresa devolve o dinheiro cobrado de forma que você não paga nada no final das contas. Se fosse só isso tudo estaria lindo e ninguém estaria reclamando, o problema é que esse “depósito de segurança” pedido pela empresa não se refere ao valor de mercado da placa e sim ao valor cobrado por revendedores, justamente para evitar que algum espertinho consiga enganá-los e ainda vender a placa com lucro.

Por exemplo, um dos consumidores havia pago 985 Euros pela sua placa de vídeo, e para usar desse RMA avançado a EVGA cobrou 1728 Euros, que mais tarde foram devolvidos ao cliente. O valor é sim meio absurdo, mas contando que você terá o dinheiro devolvido depois não é algo ruim de nenhuma forma, principalmente se você precisa do seu computador funcionando o mais rápido possível.

Você deve estar se perguntando, “mas e se eu não tiver o dinheiro para pagar esse RMA avançado?”, bom, nesse caso você pode optar pelo RMA tradicional, onde você envia a placa, ela chega até a fabricante, é analisada e só aí que você receberá uma nova placa. Isso de certa forma pode levar a períodos de espera até 3x mais longos, já que antes você só esperaria de 3 dias a uma semana para receber a placa e com o método tradicional isso pode acabar levando de 2 semanas a mais de um mês.

O que achou dessa forma de RMA da EVGA? Achou justa? Acha que os valores deveriam ser mais baixos? Deixa aqui nos comentários.


Fonte: Igor’s Lab

Leia Mais
5 Dicas para você escolher seu Mouse Gamer