RX 570 OU RX 580
RX 570 OU RX 580

RX 570 ou RX 580? Rodam os jogos atuais?

Nem sempre escolher uma placa de vídeo é uma tarefa fácil. Para te ajudar nisso, nós fizemos vários testes com 3 placas que são campeãs no custo-beneficio: RX 570, RX 580 de 4GB e 8GB. Para simular uma situação mais próxima da realidade possível, a bancada de testes foi montada com um hardware intermediário, sem exageros.

Bancada

Ryzen 5 1600
B350GT5
8GB Crucial Ballistix 2400MHz
1TB Toshiba P300
Cooler Master Masterwatt 500W
Gamemax G561
RX 580 e RX 570

A RX 570 do teste é o modelo Asus Strix, mesmo sendo uma placa de entrada indo para intermediária, essa placa tem uma construção impecável. O sistema de refrigeração da conta muito bem do recado, deixando-a com uma média de 65º em estresse. Na lateral da placa temos um painel com o olho ROG em RGB. É discreto, mas muito bonito, além disso ainda pode ser sincronizado e personalizado pelo Aura Sync.

Só sentimos falta de uma coisinha nessa VGA, um backplate. Nem precisava ser um funcional, com dissipação e heatpipes, só um chapinha de metal com o olho ROG já ficaria show.

As RX 580 escolhida é o modelo Gaming da GIGABYTE, que assim como a Strix, a qualidade de construção é excelente, ainda mais se levarmos em consideração algumas promoções que vendem essa placa por menos de R$ 800,00. A refrigeração é boa, da conta tranquilo da placa em estresse e um ponto a mais dela é o backplate em metal. A diferença entre o modelo de 4GB e o de 8GB é somente a quantidade de memória, no restante é a mesma placa. O Plus é que se você tiver uma placa mãe da Giga, é possível sincronizar o RGB com o restante das peças, deixando o seu PC ainda mais maravilhoso!

Metodologia e jogos testados

Houve uma divisão distinta nos jogos com o intuito de atender aos mais diversos gamers: 2 Mobas, 4 Shooters em primeira pessoa, 3 Battle Royales e 1 de Ação e Aventura.

Mobas Shooters Battle Royale Ação e aventura
League of Legends Rainbow Six Fortnite GTA V
Dota 2 CS:GO Apex Legends
COD: Black OPS 4 PUBG
Overwatch

Os jogos foram rodados em 3 qualidades gráficas: a mais baixa possível, uma mediana, e a mais alta possível. Tudo isso em Full HD. A meta é rodar os jogos competitivos a no minimo 60 FPS e os casuais a 30 FPS. “FPS quer dizer frames per second, em português, quadros por segundo, e isso vai dizer muito sobre a nossa fluidez em jogo. E a nossa meta é 60FPS pois a taxa de atualização da maioria dos monitores dos usuários comuns, é de 60Hz. Hz = operações por segundo, então ter uma média acima disso não é necessário, pois o nosso monitor não vai exibir mais do que 60FPS. Dessa forma, existem 4 classificações para os resultados:

 Abaixo de 60 FPS nos competitivos, ou abaixo de 30 FPS nos casuais; 30-60 FPS nos jogos casuais;
 60-144 FPS;
144 FPS ou mais.

MOBAS

MOBA RX 580 E RX 570

Nos MOBAS ambas as placas se saíram muito bem, no Lol todas conseguiram uma média competitiva em qualquer preset gráfico. No Dota a média fica bem próxima dos 144FPS no preset mais baixo, mas mesmo assim a fluidez é ótima, não tem o que reclamar.

Shooters

Nos Shooters as três VGAs rodaram todos os jogos em todas as qualidades gráficas e ainda com uma fluidez invejável. Esse post não é um comparativo entre essas placas, mas fica claro que em vários casos temos uma proximidade absurda da RX 570 em relação as RX 580. Entre as RX 580, de 4GB e 8GB, a maior diferença é presente nos presets mais exigentes, onde as texturas pesam mais. Acaba que a RX com 8GB fica acima, mas nada muito superior. Bom, se o seu objetivo é jogar jogos de tiro, qualquer uma dessas placas vai te suprir com os pés nas costas.

Battle Royale

Nos Batlle Royale as 3 placas só não rodaram bem o PUBG na qualidade mais alta, mas mesmo assim ficaram próximas dos 60 de média, então se diminuir uma coisa ou outra já vai rodar tranquilo. Em Fortnite na qualidade mais baixa temos uma fluidez muito acima dos 144FPS, na mediana chegamos próximo disso, então também é questão de ajustes. Em Apex, tivemos uma média bem satisfatória, chegando próximo dos 144 frames de média. Já no PUBG não chegamos a esse nível, mas não da pra reclamar, a fluidez também se faz presente neste game.

Ação e Aventura

E por fim, mas não menos importante, GTA V. Todas as placas rodaram muito bem na qualidade baixa, e intermediária, na mais alta a fluidez caiu para em torno dos 35FPS, mas como GTA é um jogo casual, jogar com essa média não é um problema.

Conclusão

Uma coisa surpreendente durante todos esses testes foi a proximidade entre as placas e isso é algo muito bom, levando em conta que a diferença de preço entre elas pode passar dos R$ 300,00. Sem dúvida a performance foi extremamente satisfatória em todos os jogos. Se você está com o orçamento mais apertado, vai com a RX 570 que sem dúvida é a melhor opção custo-beneficio para Full HD. Agora se você quer um pouco mais de segurança na fluidez, vá de RX 580.

E o que você achou dos resultados? Já possui uma dessas placas e quer compartilhar alguma experiência sua com algum destes jogos ou com outros? Deixe seu comentário abaixo e não deixe de compartilhar esse post com aquele seu amigo que está na dúvida de qual placa pegar!

RX 570 ou RX 580? Rodam os jogos atuais?
Conclusão
Enim voluptas rerum esse eos nobis nihil laboriosam. Exercitationem offi.
Leia Mais
Vazamento i9 10900k
Intel Core i9-10900K aparece com clock de 5.1 GHz