E aí, pessoal! Bom demais? O review de hoje é sobre o headset Astro A10. E começando pelo unboxing, já percebemos que se trata de um item mais premium: na parte de cima da embalagem
nós vemos os manuais do produto, enquanto na parte de dentro ficam o próprio headset e o seu cabo removível.
A estética do A10 chama bastante a atenção, com um bom tamanho e um design simples, mas elegante! Um ponto muito positivo é o acabamento dele, que é fosco e muito bonito, além de ter a vantagem de não pegar marcas de dedos.
Continuando para a construção, o Astro A10 é feito todo de plástico e tem uma flexibilidade excelente, além daquilo que não pode faltar: o metal nos ajustes de tamanho! Essa é sempre a parte mais frágil de um fone, então ter um reforço de metal vai ajudar muito na durabilidade.
O cabo do A10 é removível e mede pouco mais de dois metros, o que é um comprimento suficiente para a maioria dos usos. Ele não é trançado, mas por ser mais grosso e ter seus dois conectores bem reforçados e banhados a ouro, ele provavelmente ainda terá uma boa durabilidade… Durante o uso, você só tem que garantir que enfiou o conector até o final, senão o headset vai funcionar, mas com uma qualidade horrível, e ninguém quer isso!
No começo do cabo nós podemos ver um controlador de volume para você conseguir fazer esses ajustes com maior facilidade, uma adição que é sempre bem-vinda! O conector dele é do tipo TRRS ou P3, ou seja, ele vai funcionar perfeitamente no seu console ou no celular, mas para usar no PC você vai precisar de um adaptador P3 para P2, que infelizmente não vem na caixa. De acordo com a Astro, ele é vendido separadamente, o que não é muito interessante…
Uma coisa que me surpreendeu logo de cara foi o tanto que as almofadas do A10 são macias. Eu tinha certeza que ele seria um dos headsets mais confortáveis que eu já tinha testado, só que infelizmente, eu estava absurdamente enganado! Eu uso óculos, e por causa deles, muitas vezes é complicado achar um headset que fique realmente confortável, e o Astro A10 não foi um deles. Além de causar dor pela pressão nas orelhas, o arco dele também gerou um incômodo na parte superior da cabeça.
É importante ressaltar que conforto é algo muito pessoal, e apesar de ter conversado com pessoas que acham o A10 simplesmente maravilhoso, a minha experiência, nesse quesito, não foi positiva. E eu realmente não consigo entender como esse headset foi tão desconfortável para mim, já que as almofadas são muito macias e ele não parecia que ia gerar tanta pressão lateral.
Isso foi uma pena porque de resto, ele é um headset incrível! O som dele em jogos é excelente, os efeitos ficam muito claros e com uma noção espacial surpreendente. Para quem joga muitos títulos no estilo FPS, o Astro A10 vai ajudar a identificar muito bem a posição dos outros jogadores, através dos tiros e dos passos, mas ele também é muito bom para jogos de outras categorias, representando sons e efeitos especiais que ficam ofuscados em outros headsets.
Em músicas ele também tem uma boa performance, chegando a volumes bem respeitáveis, apesar de nada absurdo. A claridade é boa e sua equalização é mais flat, não exagerando nos agudos e nem nos graves. Ele não é um fone para você tremer o tímpano com aquele batidão!
Se depender só da vedação do Astro A10, os ruídos externos vão invadir os seus ouvidos com certa facilidade, mas enquanto o fone está funcionando, ele dá uma boa bloqueada! E, como de costume, se o som entra, ele também sai… Então o pessoal que estiver ao seu redor, vai conseguir ouvir o que você está escutando.
O microfone do Astro A10 é um outro ponto positivo desse headset, já que a claridade da voz fica muito boa e com um nível bem baixo de ruídos. É um microfone que você pode confiar até mesmo para fazer gravações que exigem uma qualidade de áudio superior.
Ele ainda tem a vantagem de ser flexível e ter aquela função que todos os microfones deveriam ter: é só levantar que ele fica mutado! Quando você coloca o microfone na vertical, você consegue sentir uma barreira física, e é justamente ela que muta o microfone.
O resumo é muito simples: o Astro A10 é um headset excelente! Como eu tive problemas com conforto, ele realmente não é o headset para mim, mas como já aconteceu algumas outras vezes, ele pode ser perfeito para uma outra pessoa!