O MELHOR PC GAMER PARA RODAR FREE FIRE, QUAL SERÁ?

Uma coisa que vocês têm pedido bastante aqui no DicasPC, é que nós ajudemos vocês a montar uma configuração para rodar Free Fire. Então eu decidi trazer uma configuração que vai atender esse requisito e ainda vai te permitir jogar outros jogos com o preset Médio/Alto.

PROCESSADOR

Free Fire é um jogo para celular que, para rodar no computador, precisa de um emulador. Por conta disso, ele não exige tanto do processador. Então, um Ryzen 3 3200G sem placa de vídeo, já atenderia. Mas como eu quero que essa máquina te permita, também, jogar outros jogos, eu preferi escolher o Ryzen 3 3100. Processador de 4 núcleos e 8 threads, que vai permitir fazer stream e ainda se divertir com muitos outros jogos.

MEMÓRIA RAM

Para manter uma boa fluidez e longevidade, o ideal seria já começar com 16Gb (dois módulos de 8Gb). Mas como estamos com um orçamento apertado, eu preferi optar por 1 módulo de 8Gb de frequência de 3000 ou 3200MHz.

Acho mais interessante começar com uma frequência alta, porque os processadores Ryzen de 2ª e 3ª geração se beneficiam disso, o que vai te proporcionar uma taxa de frames e estabilidade maior.

Caso seu orçamento permita, não deixe de fazer o dual-channel. Se não agora, futuramente.

PLACA MÃE

Para mantermos o baixo custo dessa montagem, eu preferi optar por uma A320. Modelo de entrada que não tem suporte para overclock, mas que vai nos atender muito bem.

Só lembrando que essa placa não vai ter suporte para a 4ª geração de processadores da AMD. Mesmo assim, não deixa de ser uma escolha interessante para nós que estamos com o orçamento apertado.

ARMAZENAMENTO

Não tem como montar um PC hoje sem utilizar um SSD. Mas, para não gastarmos muito comprando um SSD e um HD, eu preferi optar por, apenas, um SSD de 240Gb. Vai te atender e futuramente você pode adicionar o HD de 1Tb sem problemas.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Infelizmente os preços das fontes aumentaram muito nos últimos dias. Então, para termos uma máquina bem equilibrada a melhor escolha seria uma fonte de 500W.

GABINETE

Eu considero a escolha do gabinete como algo pessoal. Já que é uma questão de gosto. Mas vou indicar pra vocês o Gabinete Gamer Aerocool Cylon RGB, por ser um dos mais baratinhos e ter o RGB que vocês tanto amam.

PLACA DE VÍDEO

Como foi explicado, por se tratar de um jogo emulado, usar o vídeo integrado do Ryzen 3 3200G já é o suficiente para você jogar o Free Fire. E até indico para aqueles que não estão podendo gastar muito. Mas como a ideia é uma máquina que também permite jogar outros jogos, eu optei em escolher a GTX 1650. Por se tratar de uma ótima placa custo-benefício e uma das mais baratas do momento.

CONCLUSÃO

Como vimos montar uma máquina para rodar o Free Fire não é muito difícil. O que está dificultando são os preços que infelizmente não abaixam. E se você pretende pegar uma máquina que também rode jogos como CS:GO, LOL, DOTA, COD: Warzone e Fortnite é só seguir essas indicações.

Não esqueçam de comentar caso queiram outras configurações.

Leia Mais
DLSS da Nvidia agora está disponível para Linux