Preços de placas de vídeo começam a cair e disponibilidade aumenta

Que não está fácil comprar uma placa de vídeo não é novidade. Essas placas estão mais escassas que água no deserto e tem seu preço equiparado ao seu peso em ouro, assim justamente pela alta demanda e saturação nas indústrias de semicondutores, o que fez com que os preços aumentassem recentemente.

Porém isso está mudando, no mercado europeu e norte americano, onde os preços foram ainda maiores e a escassez pior ainda, já estamos vendo quadro de melhora, com preços caindo e estoques se normalizando.

Imagem: Gráfico comparativo do preço de placas de vídeo na alemanha | Fonte: 3DCenter

Lá os preços tendem a ser ainda maiores porque o público é ainda maior e com maior poder aquisitivo, fazendo com que os estoques durem menos, mesmo a valores mais elevados. E como são mercados preferenciais justamente pelo seu número grande de clientes, tendem a ser melhores abastecidos que o mercado brasileiro, porém um passo muito importante para os preços normalizarem aqui é eles se normalizarem por lá.

Isso talvez ainda demore um pouco para acontecer, mas se compararmos os preços, vemos que as placas já caíram demais 3x o preço sugerido para menos de 2x, o que mostra uma grande melhora. Mostrando que até o final do ano já devemos ver as coisas se normalizando no mercado de hardware.


Fonte: 3DCenter

Leia Mais
Vaza Primeiro Modelo “Custom” da Nova RTX 3060