Windows 11 será mais rápido do que o Windows 10

Quando pensamos em um novo sistema operacional, normalmente pensamos em melhorias visuais e de segurança. Afinal, na grande maioria das vezes pensamos que nossos PCs já estão sendo utilizados da melhor forma possível.

Porém isso está longe de ser verdade, graças ao grande número de sistemas e combinações diferentes de hardware que alguém pode utilizar, acaba que não é possível fazer essa otimização, e isso acaba por deixar o seu PC mais lento do que ele devia ser.

Empresas como a Apple já perceberam isso a anos, e por isso não vendem o sistema operacional e hardware separadamente, e sim o conjunto. Isso acaba dando maior otimização para o hardware, mas está longe de ser a melhor opção. Afinal, a Apple tem um público bem definido e seus computadores estão longe de ser a melhor escolha para uso geral. Ela acaba sempre se destacando em algumas áreas como edição de vídeo, imagem e música.

Com esse foco e o preço associado aos seus produtos, a maioria das pessoas ainda opta por utilizar o Windows, já que acaba sendo melhor para um uso geral. Isso traz uma oportunidade muito importante, que é a melhora da otimização com cada sistema operacional novo.

Melhorias no Windows 11

É justamente isso que a Microsoft pretende fazer com o Windows 11, melhorar a experiência do usuário e trazer melhorias de performance também. O Windows 11 trará melhorias em como a CPU, memória e armazenamento serão utilizados, o que deve garantir uma fluidez maior, além de também contar com uma economia de energia e ainda por cima evitar travamentos em programas que estão funcionando em primeiro plano.

Hoje no Windows 10 assim como em seus antecessores é normal que quando você tenha muita CPU, GPU e memória alocada a um programa. Isso pode causar uma disputa, afinal outro programa pode precisar desses recursos fazendo com que seu computador fique lento e programas começam a travar.

Com o Windows 11 a Microsoft vai dar prioridade a programas em primeiro plano, ou seja, se você estiver renderizando um vídeo e quer ao mesmo tempo navegar na internet ou jogar um jogo esse programa em primeiro plano terá a preferência, e não irá travar, claro, isso pode levar a uma demora maior na renderização do seu vídeo mas ao mesmo tempo não vai tornar seu computador inutilizável quando estiver efetuando uma tarefa como esta.

No geral isso deve melhorar e muito a experiência dos usuários. Com a Microsoft reportando 32% menos uso de memória e 37% menos uso de CPU. O que são excelentes números para a empresa.

Fonte: Microsoft

Leia Mais
Placas B450 e X470 suportam o Smart Access Memory e Processadores Ryzen 5000