Vazam performance de 2 novas placas de vídeo da Intel

Todos nós estamos animados para as novas placas da Intel. Afinal, quanto mais placas melhor, já que com isso teremos mais opções e disputas entre as fabricantes, fazendo assim com que preços caiam e a performance aumente mais rapidamente entre as gerações.

Na semana passada trouxemos a notícia que aparentemente haviam vazado a performance de 2 placas da Intel, a segunda mais forte da linha com performance bruta pouco abaixo da RTX 3070, e a segunda mais básica com performance superior a GTX 1650.

Imagem: Intel DG2 96EU & 256EU | Fonte: Geekbench

Com isso em mente, muitos de nós ficamos animados com o que está por vir, já que a haviam informações que essas placas seriam até 15% mais baratas que modelos equivalentes das suas concorrentes AMD e Nvidia.

Porém foram vazados Benchmarks de 2 das placas, que aparentemente seriam a versão para notebook das placas, ao lado de um processador da décima segunda geração da Intel, a Alder Lake, com 14 cores, e o resultado dessas placas são desanimadores.

Imagem: Intel Xe 96 EUs iGPU (esq.) x DG2-256 (dir.) no Geekbench OpenCL | Fonte: Geekbench

Os modelos são na teoria a placa do meio da linha com 256 EUs, e o modelo mais básico da linha com 96 EUs, ambos tiveram performances bem abaixo do esperado, já que na teoria o modelo de 256 EUs deveria ter basicamente o dobro da performance do modelo de 128 EUs que teria performance superior a 1650, mas na verdade ele ficou com performance similar a de uma GTX 1050, enquanto o modelo de 96 EUs nos leva para o túnel do tempo, e traz a performance similar a de uma GTX 460.

Conclusão:

O teste utilizado, o Geekbench, é conhecido pela sua baixa confiabilidade quando o assunto é uso real dessas placas, onde nele placas mais fortes em uso para jogos as vezes ficam atrás de placas mais fracas. Outro ponto a se notar é que por serem modelos de notebook podem estar sendo de certa forma limitados, e os modelos que chegarão até nós para desktop serão com performance mais condizente do esperado.

De qualquer modo teremos que esperar por mais informações para chegarmos às conclusões, se serão placas que o público fará fila para comprar, ou se serão apenas um modelo para escolher se o dinheiro estiver curto, ou para quando você for montar o PC do seu priminho que quer jogar Minecraft.


Fonte: Geekbench, VideoCardz

Leia Mais
Mais informações sobre a RTX 3050 e 3050 Ti são vazadas