TSMC vai aumentar seus preços em 20% em setembro

Para quem não conhece, a TSMC é atualmente a maior empresa no ramo de produção de semicondutores da atualidade. Ela é responsável por aproximadamente 56% de toda a produção mundial de Chips, que vão desde os processadores da AMD, processadores de celulares, GPUs e até mesmo os chips que gerenciam todos os aspectos de um carro moderno.

Ela é uma empresa colossal, e vem a cada ano aumentando ainda mais sua fatia de mercado, tendo crescido 3% no ano passado. Em um mercado tão competitivo é difícil para fábricas como a TSMC cobrarem mais dinheiro que seus concorrentes, afinal, acabamos por ter uma paridade em questão de tecnologia nessas fábricas, com a TSMC se destacando na capacidade de produção, e sendo muito procurada para fazer Chips em larga escala.

Custo de fabricação pode indicar um impacto não tão grande no mercado

Por incrível que pareça, o preço de fabricação desses chips não é nada absurdamente caro, ao menos não do ponto de vista das empresas contratantes, que pagam menos de 10 mil dólares por wafer de 300mm de diâmetro. Um wafer dessas dimensões pode abrigar mais de 500 chips dependendo de sua especificação, fazendo que o custo de cada chip mesmo computando as perdas associadas ao processo de fabricação sejam bem baixos.

Sendo assim, um aumento de 20% é sim relevante mas não é tão absurdo se pensarmos o quanto empresas como Intel, AMD e Nvidia ganham por produto vendido, com margens bem folgadas dependendo do produto. No final das contas esse aumento não deve ser nem 5% do valor do produto final, o que talvez indique que os fabricantes que usam a TSMC podem acabar tentando repassar o mínimo possível para o consumidor final reduzindo apenas um pouco sua margem de lucro.

Não temos grandes informações sobre os contratos das fabricantes como AMD ou Nvidia com a TSMC, mas com certeza pela quantidade de produtos que movem, os preços acordados entre eles deve ser menor ainda, fazendo com que esse aumento não afete tanto o mercado.

Fonte: Tom’s Hardware

Leia Mais
Ubisoft Adia Lançamento de Far Cry 6