Simulação da nova RX 6600 não-XT mostra performance similar a RTX 3060

Todos tivemos surpresas com a RX 6600 XT. Logo que a placa foi anunciada muito foi comentado sobre seu preço e performance, que aos olhos mais atentos não pareceram ser muito atrativos. Porém em seu lançamento tivemos uma grata surpresa, onde a AMD em especial aqui no Brasil baixou bem o valor da placa, a colocando mais barato que suas concorrentes as RTX 3060 e 3060 Ti, deixando a placa muito interessante para todos.

A nova RX 6600 deve seguir uma estratégia parecida, e com fontes dizendo que ela deve ser lançada ainda em setembro, fica a dúvida de como essas placas vão se comportar e qual vai ser o preço delas. Infelizmente nada ainda foi vazado em relação a performance dessas placas, porém a AMD já lançou uma placa muito similar para o mercado de Workstations a Radeon Pro W6600, essa placa possui a mesma GPU e o mesmo número de Stream Processors, o que faz dela muito similar a placa que provavelmente será lançada como a RX 6600.

Imagem: Simulação de performance da RX 6600 em comparação com outras placas | Fonte: Igor’s Lab

Por isso o pessoal do Igor’s Lab não demorou e já foi atrás de criar uma simulação de como a nova placa deve se comportar, fazendo um overclock na GPU a fim de deixar a W6600 mais próxima das demais placas gamers da AMD.

O que esperar da nova RX 6600?

Nessa simulação podemos ver que a placa se comporta muito bem, entregando apenas 4% a menos em um ambiente simulado e de certa forma desfavorável, afinal estamos usando uma placa de Workstation para rodar jogos. De qualquer forma se a performance da nova RX 6600 for próxima a isso e acompanhar o preço da RX 6600 XT, podemos sim ver uma placa com performance de RTX 3060 sendo vendida muito próxima aos 3 mil reais, o que é algo muito difícil de encontrar nos dias de hoje.

Isso tudo ainda não passa de especulação, mas não quer dizer que não podemos ficar animados com a chegada em breve dessa placa.


Fonte: Igor’s Lab

Leia Mais
80 Plus irá aumentar o preço da sua certificação