Cada vez mais vemos a busca por maiores resoluções, 1440p, 4K e até 8K algumas pessoas já se aventuram como toda tecnologia nova, seu custo normalmente é muito alto nesse estágio inicial, mas em algumas gerações já consegue se tornar acessível a maioria das pessoas.
Isso é cada vez mais evidente pois já estamos vendo mais e mais monitores com alta resolução e ao mesmo tempo taxas de atualizações altas, como monitores 4K a 144Hz e monitores QuadHD a 240Hz. Isso vem se tornando um padrão na indústria, primeiro vemos um monitor padrão de alta resolução a 60Hz e com o tempo vamos vendo maiores taxas de atualização sendo utilizados por eles.
Isso já deixou de ser um problema dos monitores e sim agora é o hardware dos computadores que tem que alcançá-los, tanto em performance quanto em saídas de vídeo que suportem tanta informação a ser despejada nesses monitores.
Por enquanto, o melhor que temos em nossas placas de vídeo é o HDMI 2.1 que consegue 4K a 120Hz e 8K a 60Hz, e até consegue 10K com alguma compressão. Mas, HDMI está longe de ser o melhor que temos e muitos gamers ainda se utilizam de suas DisplayPorts 1.4a, que não conseguem tanta resolução mas acabam por conseguir entregar uma experiência melhor ao usuário.
DisplayPort 2.0 chegando na proxima geração
E é aí que entram as DisplayPorts 2.0, capazes de entregar até 10K 60Hz sem compressão e até dois monitores 4K 144Hz, e essa tecnologia deve chegar as placas de vídeo e monitores na próxima geração, como as RX 7000 da AMD, onde o suporte a esse novo padrão já está aparecendo nos drivers da fabricante. Assim vamos inaugurando uma nova era para Gamers de todo o mundo, com resoluções assim os jogos vão ficar cada vez mais imersivos e o VR vai poder se aproveitar de maior qualidade para seus jogos.
Fonte: VideoCardz