Rumores indicam Zen 4 com 16 Cores e litografia de 5 nm

Como toda nova geração existe uma expectativa muito grande a respeito dos novos Ryzen, afinal, o Zen 4 que é a próxima arquitetura a ser utilizada pela AMD deve encerrar um ciclo que foi o AM4.

Imagem: Novo dissipador a ser utilizado nos processadores AM5 | Fonte: Executablefix

A plataforma AM4 conquistou o público com sua performance crescente e retrocompatibilidade, com usuários que compraram os primeiros Ryzen podendo utilizar suas placas-mãe por quase todas gerações do produto até então, o que só acabou excluindo os Ryzen 5000.

Com a chegada do novo Socket, que deve ser o primeiro LGA da AMD feito para o consumidor geral, muitas são as expectativas ao redor, se a nova geração vai manter a liderança da AMD e se vai seguir com a proposta de retrocompatibilidade que agradou e muito os consumidores dos Ryzen até então.

Segundo rumores, os novos Ryzen 7000 de codinome Raphael, serão a primeira plataforma da AMD a ter suporte ao DDR5, e vão marcar uma grande transição, com litografia de 5 nm, GPUs integradas NAVI2, além disso, aparentemente os novos processadores vão manter o máximo de 16 Cores e TDP de até 170W, o que é bem mais do que vemos hoje com o 5950X tendo TDP de apenas 105W.

Datas de lançamento e disputa com a Intel

As informações parecem ser rumores fortes, já que já foram confirmadas por mais de um leaker no Twitter, essa geração deve chegar entre o fim da primeira e início da segunda metade de 2022, e deve competir com os Alder Lake e Raptor Lake da Intel. Como os processadores da Intel vão ser os primeiros processadores de Desktop a usar a arquitetura Big.little teremos que ver se a concorrência do mercado de processadores ficará mais acirrada, ou se veremos a AMD aumentar ainda mais a vantagem sobre a Intel.

Fonte: ExecutableFix, Patrick Schur

Leia Mais
Chips desenvolvidos inteiramente por IA estão próximos