Preços de placas de vídeo sofrem estagnação nos últimos dias

A vida de quem está procurando uma placa de vídeo não está fácil, mas depois de quase dois meses de queda brusca nos preços mundo afora voltamos a ter estagnação nos preços.

Gráfico: Preço médio de placas de vídeo (100% = Preço sugerido)| Fonte: 3DCenter 

Após uma queda de 304% do preço sugerido para apenas 153% (no mercado internacional) nos últimos meses, nós gamers ficamos animados já que muitos de nós esperamos uma geração como essa para atualizar nossas placas, mas com esses preços não tinha como fazer o upgrade.

A queda se deu por vários fatores, sendo o principal a queda na procura de placas para mineração, tanto da parte dos mineradores encontrando uma queda na maioria das moedas, e com a China fechando várias fazendas de mineração, o que causou uma queda ainda maior no valor da cryptos, e ainda despejou no mercado uma série de placas de mineração, que podem não ser boas para o usuário comum mas com certeza serão aproveitadas pelo mercado de mineração.

Quando veremos uma nova queda?

Contudo, com essa queda nos preços muitas das pessoas que estavam esperando para comprar, acabaram comprando mesmo com o preço ainda elevado, o que justifica a estagnação nos preços que agora deve demorar mais para ver mais uma queda. Isso se agrava ainda mais pelo fato de que o mercado de semicondutores ainda está saturado, o que faz com que as fábricas não consigam atender as demandas das lojas assim mantendo o preço como está.

Com isso tudo em mente é muito difícil vermos as placas subirem muito novamente, e devem continuar oscilando nessa faixa de 150%, também atrasando uma nova queda nos preços.

Se você ainda não comprou sua placa e quer comprar, talvez seja melhor esperar um pouquinho, já que aqui no Brasil ainda não chegamos aos 150% mas isso ainda pode levar ainda alguns meses. Por isso sempre é bom avaliar o custo-benefício da coisa, se você precisa dessas placas para acelerar o seu trabalho pode comprar, já se você apenas joga e usa apenas para lazer talvez a placa que você ainda está usando te sirva por mais alguns meses.


Fonte: 3DCenter

Leia Mais
AMD Produzindo Placas de Vídeo Para Mineração