Para quem não conhece o “Resizable BAR” é a tecnologia análoga ao que a AMD trouxe com o seu SAM (Smart Access Memory) que basicamente permite que sua CPU acesse a totalidade da memória da sua GPU, trazendo uma série de vantagens como estabilidade, ganho de FPS, e uma grande redução de problemas como stuttering.
O anúncio veio junto com a disponibilização do mercado da nova RTX 3060, que será a primeira placa a ter suporte a feature, também foi anunciado que notebooks com placas RTX 30 também receberão suporte, e mais tarde as demais placas lançadas.
Para utilizar a função usuários vão precisar de um processador da décima geração da intel ou mais novo, ou um Ryzen 5000, aparentemente não haverá restrições quanto à chipsets mas a Nvidia divulgou as marcas de placas mãe que já estão prontas para receber o recurso: ASUS, ASRock, COLORFUL, EVGA, GIGABYTE e MSI. Todas precisarão de update de BIOS.
A atualização da BIOS das Placas de Vídeo também serão necessárias para as placas que foram lançadas antes da RTX 3060, que já vem com a BIOS dando suporte a essa features, também será necessário um update no driver da Nvidia, que irá ligar essa função e também dará suporte inicial a esses jogos:
- Assassin’s Creed Valhalla
- Battlefield V
- Borderlands 3
- Forza Horizon 4
- Gears 5
- Metro Exodus
- Red Dead Redemption 2
- Watch Dogs: Legion
A feature como já vimos na AMD pode trazer até 15% de ganho de FPS além de mínimas muito menores. Está ansioso para ver essa feature nas placas da Nvidia?
Fonte: Nvidia, VideoCardz