Memória RAM: Como escolher a certa para você?

Memória RAM parece ser o componente mais simples do computador, não é mesmo? Simples, escolho a quantidade, 8, 16, 32GB se quero RGB ou não e pronto, a memória está escolhida, mas e se eu te dizer que tem vários outros fatores que indicam a performance de uma memória além de sua capacidade? Ainda não sabe? Veja só essas dicas.

Quantidade: 8, 16 ou 32 GB?

Atualmente, o mínimo realmente é 8 GB é muito difícil encontrar pentes de 4GB além de não serem o suficiente sozinhos para ter uma boa fluidez na sua máquina, podendo ser utilizados em pares para atingir os 8 ou 16 GB.

Se você está em dúvida, coloque 16GB no seu PC, pouquíssimos programas e jogos utilizam mais que isso, e lembrando que quando falamos de memória sempre estamos falando de uma função de 2^x ou seja, 1 pente, 2 pentes, 4 pentes, 8 pentes, etc.

Se você quer ter absoluta certeza que não vai faltar RAM ou jogar jogos que já exigem 12GB enquanto faz uma Live Stream por exemplo, ou é fascinado por deixar o Chrome aberto com muitas abas 32GB provavelmente é a escolha correta para você.

Dual Channel vs Single Channel

Esse é o fator mais importante junto com a ativação do XMP para não perder performance com sua nova memória, as memórias RAM operam em single ou dual channel, que significa que se você tem 2 pentes nos slots corretos da sua placa mãe (verifique o manual), você pode ter um grande aumento na performance dependendo do programa, já que sua CPU vai poder alternar entre os pentes de RAM trazendo menor latência além de ganhos de performance nos mais variados programas.

É extremamente recomendável o uso de pelo menos dois pentes para que seja utilizado o Dual Channel, entendo que dependendo do orçamento isso seja apertado, mas não se preocupe, pode ir com um pente só mas assim que possível adicione mais um.

Clock: 2666, 3000, 3200 MHz, o que isso significa?

O clock é a característica mais conhecida além da capacidade, mas quase ninguém sabe o que isso, clock é o número de ciclos que sua memória faz por segundo, e isso influencia na velocidade que a informação sai da sua memória e está a disposição do seu processador, e isso em conjunto com outros fatores que vamos comentar influenciam na demora que isso ocorre.

É muito importante ver se sua placa mãe e processadores suportam o clock da memória que você escolheu, já que não adianta comprar uma memória de 3600MHz por exemplo e sua placa mãe ser travada, como mais recentemente ocorreu com a linha de chipsets da intel tirando os Z490, na AMD é liberado, mas ao mesmo tempo é sempre bom verificar se sua placa suporta nativamente a velocidade escolhida para não ter dor de cabeça.

Latência: CL e Latência absoluta

A latência da sua memória pode ser calculado de maneira fácil, pegue o CL dela multiplique por 2000 e depois divida pelo clock, exemplo, uma memória 3600 MHz CL 18, temos 18×2000=36000 dividido por 3600 temos 10 nanosegundos como latência absoluta da memória, que parece pouco tempo e talvez de impressão que não faz tanta diferença, mas se você pensar que um processador a 4 GHz, que hoje não é um número tão alto comparado aos agora comuns 4.7 a 5.2 GHz encontrados, cada núcleo do seu processador está executando uma tarefa a cada 250 microssegundos ou 250000 nanosegundos, mas lembrando que os 10 nanosegundos são para acessar apenas 1 endereço de memória sendo que uma operação pode ter múltiplos endereços e com processadores com 8 cores e 16 threads são basicamente 16 pessoas pedindo informações de múltiplos endereços ou seja é sempre bom deixar esse número baixo, para evitar travamentos por exemplo.

Para isso as fabricantes já fazem um preset nas memórias chamado XMP, que é uma maneira fácil de conseguir bons números na sua memória RAM sem ter que ficar mexendo na BIOS de maneira extensiva.

2 Pentes vs 4 Pentes: da diferença?

Se você está na Intel, isso não traz grandes vantagens, mas como escrevemos não faz muito tempo, 4 pentes nas plataformas AMD podem trazer até 10% de ganho de performance, fazendo com que valha a pena dependendo de seu uso a adição de mais dois pentes.

Curtiu as Dicas? Aprendeu algo novo? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários

Leia Mais
RX 570 OU RX 580
RX 570 ou RX 580? Rodam os jogos atuais?