Novo Cabo PCIe 5.0 de 12 pinos parece ser idêntico ao utilizado pela Nvidia

Que nossas fontes estão em risco não é novidade. Há mais de 10 anos que não temos uma mudança significativa na forma que elas operam. Isso vai desde conectores novos, padrões de cabos, e até mesmo layout de fontes modulares permaneceu os mesmos nessa última década.

Primeiro tivemos a Intel querendo trocar o padrão para o ATX12VO, um padrão que eliminaria a tensão de 5 e 3,3V, da fonte. Com essa tensão sendo responsabilidade da placa mãe, inclusive com cabos como molex e sata-power saindo diretamente da placa mãe. Isso não pegou muito bem com os fabricantes de placas mãe e fontes, que optaram por não adotar esse padrão, mas algumas OEMs se mostraram interessadas no padrão.

Morte ao 8-pinos

Após isso tivemos a Nvidia mostrando o seu novo conector de 12 pinos, que está presente em literalmente todas as placas founders da marca. Porém, assim como o padrão da Intel esse cabo não teve tração. Ao menos era isso que havíamos pensado.

Após esse 12 pinos, foi veiculado uma notícia que o próprio padrão ATX estaria pensando em utilizar um cabo de 12 pinos, só que esse teria 4 pinos a mais para dados, o que não seria possível nem o uso de adaptadores. Já que as fontes não teriam a parte digital que esse cabo iria necessitar.

Esse cabo ao contrário da Nvidia ganhou tração, e marcas como a ASUS já anunciaram que iriam colocar ele em suas futuras placas de vídeo e fontes. Este conector deve ser utilizado apenas em placas que tem um consumo superior a 400W. Com placas abaixo disso ainda utilizando 1 cabo de 8 pinos. Mas devemos a partir de agora não ver mais placas com mais do que 2 conectores de 8 pinos com essas placas que utilizavam 6 trocando por apenas 1 de 12 pinos.

Esse cabo divulgado pela Asus parece ser o mesmo utilizado pela Nvidia, parecendo que para justamente evitar incompatibilidades e o tamanho do lixo eletrônico gerado por utilizar uma fonte completamente nova fazendo as marcas optarem pela alternativa que dá espaço ao uso de adaptadores.

Ainda deve levar um tempo para essas fontes e placas mainstream aparecerem com o conector de 12 pinos. Mas aparentemente pelas especificações do cabo apenas fontes com mais de 600W vão contar com sua inclusão.

Fonte: Asus

Leia Mais
RX 6800: REVIEW + ANÁLISE