Nova geração de consoles tem o melhor lançamento da história

A nova geração de consoles teve um lançamento fenomenal, onde vários fatores contribuíram para que essa geração fosse uma das mais desejadas da história. Não é novidade que muitas coisas contribuíram para a demanda tão alta nessa nova geração, demanda essa que veio tanto de gamers que já estavam cansados de seus consoles antigos, que a muito tempo não eram atualizados, e além disso tivemos uma grande leva de novos gamers com o advento do isolamento social.

Imagem: Microsoft

Mas nem tudo são flores, com esses consoles sofrendo muito com a falta de capacidade produtiva da indústria dos semicondutores, e não me espantaria dizer que se esses consoles tivessem estoques mais saudáveis as vendas até agora seriam melhores ainda.

Tanto a Sony quanto a Microsoft tiveram grandes números no lançamento da nova geração, com a Sony divulgando que vendeu mais de 10 milhões de consoles em um pouco mais de 8 meses de lançamento, e sua concorrente a Microsoft afirmou que o lançamento dos Xbox Series S|X foram os consoles com venda mais rápida em toda sua história. A Microsoft não divulgou números exatos, mas estima-se que a gigante da tecnologia tenha vendido cerca de 6.5 milhões de consoles somando as vendas das duas versões. 

A guerra dos consoles

Imagem: Sony

A disparidade entre a venda de Xbox e PS5 tem um motivo claro, que é canibalização do PC em cima da venda dos Xbox, já que todos os títulos disponíveis para o console acabam ficando disponíveis para o PC, enquanto os jogos do PS5 tendem a permanecer exclusivos, com notícias recentes que os jogos do console vão aparecer em serviços de streaming animando o público em geral, afinal, não é todo mundo que tem dinheiro para manter mais de um console ou até mesmo um PC e um console, o que geralmente ocasiona de cada pessoa escolher um lado.

Com isso em mente é fácil entender o porque o PC ainda domina esse mercado, pela sua flexibilidade, e a questão de servir tanto como ferramenta, quanto como entretenimento, coisa que os consoles ainda não conseguem fazer, sendo exclusivos para as horas de lazer de seu dono.


Fonte: KitGuru

Leia Mais
RX 6600 XT é uma das placas mais eficientes no quesito mineração