Mineradores conseguem desbloquear 70% da performance de placas LHR

Os mineradores sempre estão tentando extrair o máximo de performance das placas que usam, isso tudo é claro tentando fazer um balanço entre performance e consumo para que eles possam maximizar seus lucros.

Não faz muito tempo que a Nvidia lançou uma nova linha de placas de vídeo as LHR a fim de combater as compras em massa de suas placas para o consumidor final, o que estava trazendo uma alta gigante no mercado e ao mesmo tempo clientes muito descontentes, algo que nenhuma fabricante quer. 

Essas placas possuem um limitador de mineração, que quando detecta que a placa está sendo utilizada para minerar corta sua potência pela metade, mas continua consumindo a totalidade de energia que utilizaria para minerar o dobro, o que faz essas placas serem inviáveis para mineração.

70% de performance de volta as placas LHR

Imagem: NBMiner

Mas como nenhum bloqueio é para sempre, os mineradores seguiram tentando encontrar maneiras de utilizá-las em suas fazendas, e aparentemente conseguiram. Os desenvolvedores do NBMiner, um programa utilizado para mineração, conseguiram em sua última atualização restaurar parte da performance perdida com o LHR, transformando a potência que tinha caído para metade, em aproximadamente 70% da sua força original.


LHRNB Miner Update 68%
RTX 309060MH/s81.6MH/s
RTX 308049MH/s66.64MH/s
RTX 307031MH/s42.16MH/s
RTX 3060 Ti30MH/s40.8MH/s
RTX 306020MH/s27.2MH/s

É claro que ainda está longe de ser a performance encontrada nas placas de lançamento da série 30 da Nvidia, mas com certeza mineradores que estavam buscando por placas novas para uso em mineração agora terão como uma opção viável o uso de placas LHR, o que pode colocar novamente em xeque os preços de placas de vídeo.

Ao que tudo indica a Nvidia tem uma certa responsabilidade por essas placas terem conseguido ser desbloqueadas, já que o NBMiner se utilizou do driver que a Nvidia “acidentalmente” liberou para as primeiras RTX 3060 LHR, que após o uso desse driver tinham sua potência liberada novamente. Ao que tudo indica a nova revisão que a Nvidia fez para o LHR continua efetiva, afinal ela ainda está mantendo 30% da performance fora do alcance dos mineradores.


Fonte: Guru3D

Leia Mais
Top 5 Teclados para jogar Call of Duty: Warzone