10ª Geração Intel – Agora vale a pena?

Com o lançamento dos tão aguardados processadores da Intel de 10ª geração, acabamos nos deparando com a grande pergunta: AMD ou Intel? E agora, com os dados que já foram liberados sobre esses processadores, podemos analisar melhor essa pergunta e ajudar você a escolher o melhor para o seu uso.

NOVOS PROCESSADORES

Desde abril deste ano, a Intel já havia anunciado que a sua nova linha de processadores contaria com o hyper threading, do i3 ao i9. Essa mudança veio para que a Intel possa bater de frente com a linha de processadores da AMD, que já vem apresentando o hyper threading em seus processadores, desde a primeira geração dos Ryzen.

Mesmo não conseguindo entregar processadores com litografia de 7nm como a rival, a Intel decidiu mostrar que ela ainda consegue fazer processadores com performances melhores.

E ela conseguiu, não só por apresentar processadores que consigam facilmente alcançar o clock de 5GHz, através do overclock, mas por entregarem ótimas taxas de fps.

PREÇOS

Infelizmente, ela ainda não trouxe o que a maioria dos consumidores gostaria, que é o preço mais baixo. Embora tenha processadores que apresentem um bom custo-benefício, como o i3 10100 e i5 10400; ainda não temos placas mãe com preços mais acessíveis. Até o momento, a Intel só lançou as suas placas de chipset Z490 e acabam não sendo interessantes para quem pretende comprar um i3, por exemplo.

PERFOMANCE EM GAMES

Como sempre, o desempenho em jogos não decepcionou. Com processadores entregando o mesmo número de núcleos que a rival, a Intel trouxe concorrentes de peso com ótimas performances. Vemos, por exemplo, o i5 10400F (versão bloqueada para overclock) entregando um desempenho em jogos melhor que o Ryzen 5 3600 (em stock).

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Embora a Intel tenha trazido bons processadores, ela perde quando falamos de custo-benefício. Por exemplo, ainda hoje podemos comprar um Ryzen 9 3900X, sem necessariamente ter que comprar uma placa mãe de chipset X570. Essa falta de opção acaba incomodando o nosso bolso e fazendo a maioria dos consumidores optarem pelos Ryzen.

Claro que precisamos esperar os lançamentos das novas placas mãe da Intel, entretanto, mesmo entregando uma ótima performance, não acho que vale à pena comprar esses processadores hoje, já que em breve teremos o lançamento da 4ª geração de processadores da AMD. Quando tivermos todas essas cartas na mesa, conseguiremos ter uma ideia melhor de qual caminho seguir. Assim, veremos se a Intel consegue se igualar à AMD, em relação ao custo-benefício.

Leia Mais
3950X NO BRASIL
Ryzen 9 3950X chega as lojas Brasileiras